Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Tubo de Coleta de sangue a vácuo?

Esta é a sua chance de descobrir os grandes benefícios de se utilizar o Tubo de Coleta de sangue. Neste artigo, exploraremos as vantagens do uso deste equipamento – desde a coleta rápida até a melhoria na qualidade geral dos resultados. Descubra como o Tubo de Coleta de Sangue  a vácuo pode tornar o seu processo muito mais efetivo e simples!

Você necessita fazer coleta de sangue? Precisa com frequência comprar material para a coleta de sangue? Leia abaixo informações curiosas e importantes  sobre as vantagens do tubo de coleta de sangue a vácuo.

Hoje em nosso post vamos falar sobre  tubo de coleta de sangue a vácuo e algumas orientações da Sociedade Brasileira de Patologia clínica e Medicina Laboratorial para coleta de sangue venoso.

Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é reduzir as dúvidas que a história clínica e o exame físico fazem surgir no raciocínio médico.

Quem inventou o tubo de coleta a sangue a vácuo?

Os tubos de coleta de sangue a vácuo  são usados para coletar amostras de sangue para exames e outros procedimentos.

Eles são geralmente feitos de vidro ou plástico, e possuem um pequeno orifício na extremidade que é usado para inserir a agulha. Existem diferentes tipos de tubos de coleta de sangue, cada um com suas próprias características e finalidades.

Alguns tubos contêm anticoagulantes, que evitam que o sangue coagule, enquanto outros possuem aditivos que permitem que o Sangue seja analisado para determinados testes.

A história do tubo de coleta de sangue a vácuo começa  em 1943, em que a Cruz Vermelha Americana faz uma solicitação a uma empresa de materiais hospitalares para que desenvolvesse um jogo de tubos de coleta de sangue descartáveis e estéril para coleta de sangue.

Antes do tubo de coleta de sangue a vácuo moderno, os sistemas e dispositivos de coleta de sangue eram difíceis e imprecisos, linhas gravadas em tubos de coleta de sangue a vácuo de borosilicato refletiam a quantidade de sangue que o flebotomista precisava coletar.

O saneamento também era um problema porque tubos e seringas eram lavados entre os pacientes. Um rebolo era usado para afiar as agulhas e elas eram esterilizadas entre os usos.

A Exigência para a fabricação desses tubos era que, uma vez embalado, o material deveria manter a esterilidade para uso em campos de guerra. O Becton Dickinson Research Center desenvolveu uma versão em tubo de coleta de sangue a vácuo  plástico.

Em um tubo de coleta de sangue a vácuo, a pressão de vácuo garante que o volume correto de sangue entre no tubo a partir da agulha. Uma ponta da agulha perfura a veia, enquanto a outra ponta atravessa a rolha de borracha e entra no próprio tubo.

O resultado foi a criação de um dispositivo  chamado tubo de coleta de sangue a vácuo que permitia a aspiração do sangue diretamente da veia, através de vácuo, utilizando uma agulha de duas pontas que se conectava diretamente ao tubo de análise, constituindo o sistema para coleta de sangue a vácuo.

Desde então, aprimoramentos e inovações foram agregados a estes dispositivos, transformando o sistema para coleta de sangue num procedimento seguro, prático e proporcionando maior qualidade do espécime diagnóstico. Assim nasceu o tubo de coleta de sangue  a vácuo.

Vantagens da Coleta de Sangue a Vácuo

A coleta de sangue a vácuo é a técnica de coleta de sangue venoso recomendada  atualmente. É usada mundialmente e na maioria dos laboratórios brasileiros, pois proporciona ao usuário inúmeras vantagens:

  • A facilidade no manuseio é um destes pontos, pois o tubo para coleta de sangue a vácuo tem, em seu interior, vácuo calibrado e em capacidade proporcional ao volume de sangue informado em sua etiqueta externa, o que significa que, quando o sangue parar de fluir para dentro do tubo de coleta de sangue a vácuo, o flebotomista terá a certeza de que o volume de sangue correto foi colhido. A quantidade de anticoagulante/ativador de coágulo é proporcional ao volume de sangue a ser coletado, gerando, ao final da coleta, uma amostra de qualidade para ser processada ou analisada;
  • O conforto ao paciente é essencial, pois com uma única punção venosa pode-se, rapidamente, colher vários tubos, abrangendo todos os exames solicitados pelo médico;
  • Pacientes com acessos venosos difíceis, como crianças, pacientes em terapia medicamentosa, quimioterápicos etc., também são beneficiados,
    pois existem produtos que facilitam essas coletas (escalpes para coleta PROCEDIMENTOS DE COLETA DE SANGUE VENOSO múltipla de sangue a vácuo em diversos calibres de agulha e tubos para coleta de sangue a vácuo com menores volumes de aspiração).

Outro ponto relevante a ser observado é o avanço da tecnologia em equipamentos para diagnóstico e kits com maior especificidade e sensibilidade, que hoje requerem um menor volume de amostra do paciente.

  • Garantia da qualidade nos resultados dos exames, fator relevante e primordial em um laboratório.
  • Segurança do profissional de saúde e do paciente, uma vez que a coleta a vácuo com o tubo de coleta de sangue a vácuo  é um sistema fechado de coleta de sangue: ao puncionar a veia do paciente, o sangue flui diretamente de sua veia para o tubo de coleta a vácuo. Isso proporciona ao flebotomista biossegurança, pois não há necessidade do manuseio da amostra de sangue.
  • Por esses e outros fatores, como a diferença do acesso venoso de um paciente para outro, recomendamos que sejam observados alguns pontos relevantes para a coleta adequada.

Sequência de coleta para tubos a vácuo de  plásticos 

  1. Frascos para hemocultura.
  2. Tubos com citrato (tampa azul-claro).
  3. Tubos para soro com ativador de coágulo, com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela).
  4. Tubos com heparina com ou sem gel separador de plasma (tampa verde).
  5. Tubos com EDTA (tampa roxa).
  6. Tubos com fluoreto (tampa cinza).

Sequência de coleta para tubos a vácuo  de vidro 

  1. Frascos para hemocultura.
  2. Tubos para soro vidro-siliconizados (tampa vermelha).
  3. Tubos com citrato (tampa azul).
  4. Tubos para soro com ativador de coágulo com gel separador (tampa amarela).
  5. Tubos para coleta com heparina com ou sem gel separador de plasma (tampa verde).
  6. Tubos com EDTA (tampa roxa).
  7. Tubos com fluoreto (tampa cinza).

Um dos tubos mais usados na coleta de sangue a vácuo é o tubo a vácuo citrato de sódio.

tubo a vácuo com citrato de Sódio é o anticoagulante utilizado nos exames que avaliam a coagulação e que necessitam do uso do plasma do paciente. Veja os outros anticoagulantes aqui: EDTA, Fluoreto de Sódio, Heparina.

Mas você já parou para pensar por que ele é o anticoagulante de escolha nesses testes?

Bem, o papel principal do citrato de sódio  no tubo de coleta de sangue a vácuo é formar um quelato com o cálcio, ou seja, ele irá se ligar aos íons cálcio da amostra e a cascata da coagulação será interrompida.

Um quelato é a associação de um íon metálico (no nosso caso o cálcio), com cadeias orgânicas (no nosso caso o citrato de sódio) através de ligações covalentes na forma de uma estrutura heterocíclica, que neutralizam a reatividade química do íon metálico.

Agente quelante= citrato de sódio
Íon metálico= cálcio
Quelato= citrato de sódio + cálcio

Vale ressaltar que essa associação é facilmente reversível, através da adição de íons cálcio na amostra. Justamente por causa dessa propriedade é que ele é o anticoagulante usado nos testes de coagulação.

Papel do Cálcio na cascata da coagulação

Na via intrínseca, a presença de cálcio e fosfolipídeos faz-se necessária para que o fator XI ativado transforme o fator IX em uma enzima ativa (fator IX ativado) e a cascata prossiga.

O  cálcio é responsável por transformar o fator VII em fator VII ativado. Após, cálcio, fosfolipídeos e fator V ativado, juntamente com o fator X ativado formam o Complexo Ativador de Protrombina, que transformam a protrombina em trombina.

Exames realizados

Os testes laboratoriais para o diagnóstico de desordens de coagulação podem ser divididos em dois grupos.

O primeiro grupo engloba os testes que avaliam o primeiro momento da hemostasia, nos quais entram as plaquetas e vasos sanguíneos. No segundo, entram os testes que avaliam o segundo momento, em que atuam os fatores da coagulação.

Os exames de coagulação que utilizam o citrato de sódio são os do segundo momento da hemostasia. São eles: Tempo de Protrombina (TP ou TAP), Tempo de Tromboplastina Parcialmente Ativada (TTPA), Teste de Coagulação e Dosagem de Fibrinogênio.

Nesses testes o cálcio (do kit de diagnóstico) é adicionado à amostra, para a formação do coágulo. O tempo entre a adição do cálcio e a formação do coágulo é que será o resultado do teste.

Os tubos com Citrato de Sódio  são fundamentais utilizados na coleta de sangue para teste de coagulação. Recebem a denominação tubo azul.

Características:

  • Fabricados em plástico PET ou Vidro.
  • Cor: Azul.
  • Descartável.
  • Estéril.

Informações:

  • Acomodados em rack de isopor contendo instruções de uso e informações técnicas do produto.
  • Tampa com capa protetora, que garante segurança no transporte, evitando possíveis vazamentos e o contato do usuário com a amostra do sangue.
  • Esterilizado por radiação.

Conclusão

Quando se trata de coletar sangue a vácuo para exames laboratoriais, é importante usar o tubo de coleta de sangue certo para garantir que os resultados sejam precisos. Existem diferentes tipos de tubos de coleta de sangue a vácuo disponíveis, cada um com um propósito específico.

O primeiro passo é escolher o tipo de tubo de coleta de sangue a vácuo  que você precisa. Tubos de coleta de sangue vêm em diferentes cores, cada uma indicando um tipo diferente de análise a ser realizada. Por exemplo, um tubo tinto vermelho contém anticoagulante EDTA e é usado para a maioria das análises clínicas convencionais. Já os tubos amarelos são usados para análises mais específicas, como a dosagem hormonal.

Uma vez que você selecionou o tubo certo, basta seguir as instruções do profissional médico ou enfermeiro para colocar o sangue no tubo da maneira correta.

Para maiores informações sobre tubo de coleta de sangue  á vacuo,  consulte nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])