Compartilhe esse conteúdo:

A produção de álcool gel se tornou importantíssima frente a pandemia de coronavírus de 2020. O Ministério da Saúde recomenda o uso de álcool gel para auxílio da higienização. Diante de tal fato houve uma corrida para a fabricação de álcool gel e de equipamentos necessários para a fabricação de álcool gel. Um equipamento necessário seja no controle de qualidade ou na fabricação em menor escala é o agitador mecânico para laboratório.


Como já explicamos em outros posts o  agitador mecânico é um equipamento para laboratório comumente utilizado para agitar e homogeneizar amostras com determinado grau de viscosidade.

Mas para escolher qual o equipamento ideal para a sua análise é necessário levar alguns aspectos em consideração. Vamos dar algumas dicas e comparar, por exemplo, com os modelos de equipamentos:

Volume: a primeira pergunta é qual o volume a ser analisado?

Velocidade: ao analisar a velocidade pretendida , a velocidade pode variar com o grau de viscosidade da amostra: para obter maior velocidade a viscosidade deve ser menor.

Viscosidade: nesse quesito, o usuário deve analisar qual a viscosidade da amostra a ser analisada, lembrando que há diferentes tipos de hélice compatíveis com esses agitadores.

Tipos de Hélice: os tipos de hélice devem ser observados, primeiramente pela compatibilidade química com a amostra e também para escolher a ideal que faça a mistura e homogeneização de acordo com a amostra, sem que interfira no desempenho do equipamento para laboratório.

Torque: o torque é a força que o equipamento faz para atingir a velocidade certa para o tipo de viscosidade da amostra que está sendo analisada. Quanto mais viscosa a amostra, mais torque (ou seja, mais força) o equipamento precisa para girar a hélice e promover a homogeneização.

Agora vamos falar sobre tipos de hélices para agitador mecânico:

(1) Fornecimento Padrão dos Equipamentos.
(2) Tipo Basculante e Paleta – Para Acesso em juntas Cônicas para balões de fundo redondo acima de 1L. Ela Fecha para entrar no balão.
(3) Hélices em PTFE (fabricada em PTFE puro, resistente até 250°C) ou revestida em ECTFE (fabricadas em aço inox 304 e revestidas em ECTFE, resistentes até 180°C). Resistentes a produtos corrosivos. Rotação máxima de 800 r/min.
* Todos os modelos de Hélices acompanham a haste.

A fim de agitar perfeitamente as soluções o agitador mecânico possui em sua extremidade o que chamamos de hélice ou pás citados acima, em caso de dúvida consulte nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])