Compartilhe esse conteúdo:

Você utiliza materiais no laboratório? Venha conferir os erros mais comuns

 

 

 

Se você já trabalha em um laboratório ou está se preparando para começar, é provável que esteja familiarizado com os muitos materiais de laboratório e equipamentos necessários para realizar experimentos com precisão e segurança. Mas mesmo os profissionais mais experientes podem cometer erros ao utilizar esses materiais de rotina. Neste post, vamos explorar os erros mais comuns que ocorrem no uso de materiais de laboratório e fornecer dicas valiosas para evitá-los. Então, prepare-se para aprimorar suas habilidades no manuseio dos equipamentos do seu laboratório!

Quer saber quais erros mais comuns usando materiais de laboratório?

Sabemos como é difícil começar uma pesquisa científica, ou um pós-doutorado em um novo laboratório. Há muito o que lembrar, novos protocolos, novos sistemas e novas técnicas para se familiarizar.

Pedimos a um relato de vários  pesquisadores e de vários laboratórios, incluindo estudantes de doutorado, pós-doutorandos e chefes de laboratório que nos contassem sobre suas experiências e os erros mais comuns que  ocorrem no laboratório.

Diferentes Tipos de Materiais de Laboratório

Os erros mais comuns ao utilizar materiais de laboratório  são:

1. Não calibrar o equipamento;
2. Utilizar equipamentos inadequados;
3. Não seguir as instruções de segurança;
4. Não limpar o equipamento após o uso;
5. Deixar o equipamento em ambientes inadequados.

Erro humano em experimentos de laboratório

O erro humano em experimentos de laboratório e testes de laboratório refere-se principalmente ao erro na fase de inspeção físico-química causado por fatores do inspetor ; especialmente nos três aspectos seguintes:

Erro operacional em experimentos de laboratório

O erro operacional se aplica aos fatores subjetivos na atividade regular dos inspetores físicos e químicos. Por exemplo, a sensibilidade do inspetor em observar a cor resultaria em erros; ou não há proteção efetiva ao pesar a amostra, de modo que a amostra é higroscópica.

Erro subjetivo em experimentos de laboratório

Erros subjetivos são causados ​​principalmente por considerações subjetivas de analistas de testes físicos e químicos.

Por exemplo, devido à diferença no grau de nitidez da percepção da cor, alguns analistas acreditam que a cor é escura quando a cor do ponto final da titulação é discriminada, mas alguns analistas acham que a cor é mais clara;

Como os ângulos a partir dos quais os valores da escala são lidos são diferentes, alguns analistas se sentem bem, enquanto outros se sentem mal nas situações.

Além disso, muitos observadores teriam uma tendência de “pré-entrada” no trabalho real de inspeção física e química, ou seja, subjetivamente inconscientemente tendenciosos para o primeiro valor de medição sempre que ler o segundo valor de medição.

Erro insignificante em experimentos de laboratório

Erro desprezível refere-se ao erro causado durante o exame físico -químico por erro de leitura do inspetor, erro de operação, erro de medição etc.

Um indivíduo pode, por exemplo, registrar um valor incorreto, interpretar mal uma escala, esquecer um dígito ao ler uma escala, ou registrar um cálculo, ou cometer um erro semelhante.

Erros podem levar a resultados incorretos , e conhecer as fontes de erro no laboratório nos ajudará a mitigar a ocorrência de erros e aumentar a qualidade dos resultados dos testes.

Erro de laboratório n°1 – Não aguardar o tempo do experimento

Evite tomar atalhos a todo custo. Se um experimento requer um período de incubação de 30 minutos, espere pacientemente os 30 minutos necessários e não corte nada. Certifique-se de saber exatamente qual será o seu investimento de tempo antes de iniciar um experimento. Sempre use um cronômetro de laboratório.

Erro de laboratório nº 2 – Não dissolver reagentes corretamente

Esse erro apareceu muito. Os reagentes para laboratório não são dissolvidos completamente. Isso significa que você não usará o reagente de laboratório na concentração correta. A solução para isso é ler atentamente a ficha técnica do seu reagente, para descobrir o que você precisa fazer, aquecer ou agitar, ou ambos.

Erro de laboratório n° 3- Armazenar reagentes incorretamente

Outro erro científico comum envolve não armazenar adequadamente os reagentes químicos. Por exemplo, se você estiver refrigerando produtos químicos que devem ser congelados, todo o seu experimento estará em risco.

Erro de laboratório nº 4 – Encomendar o equipamento para o laboratório errado

Muitas vezes, há uma variedade enorme de materiais para o laboratório reagentes e equipamentos laboratoriais nos catálogos de fornecedores que você precisa encomendar.  Encomendar o equipamento para laboratório errado vai atrasar todos os procedimentos da sua pesquisa, além do gasto necessário para custear o transporte e a troca desses itens. Devido a esse fato fazemos uma infinidade de perguntas antes de realizar seu orçamento de materiais para laboratório.

Erro de laboratório nº 5 – Usando o reagente errado em seu experimento ou a vidraria errada ou suja

Usar o reagente errado compromete toda a sua pesquisa, além de acabar com sua amostra comprometendo processos que já foram executados, muitas vezes por terceiros.  Na química analítica, é importante trabalhar com a maior precisão possível . Portanto, quase todas as vidrarias para laboratório e principalmente as vidrarias  volumétricas mostram o erro que é cometido ao usar a vidraria, de modo que você pode calcular o tamanho do erro no experimento.

Se a vidraria usada para medir líquidos estiver contaminada com graxa e outros materiais, isso impede que o vidro seja molhado uniformemente. Isso, por sua vez, afetará o volume de líquido fornecido e a quantidade de resíduos aderidos às paredes do recipiente.

Da mesma forma, a presença de impurezas em material de laboratório de vidro pode distorcer o menisco e impedir que se obtenha os resultados corretos do experimento de laboratório de ciências.

Erro de laboratório n°6 – Ser multitarefa

A multitarefa é essencial no laboratório, mas deve ser praticada com cuidado, pois exagerar pode torná-lo propenso a erros. Fazer muitas tarefas ao mesmo tempo pode prejudicar essa performace.

Conclusão

 Não seguir as instruções do manual do usuário: Sempre que for utilizar um novo material de laboratório ou equipamento em seu laboratório, leia atentamente o manual do usuário para evitar erros. Utilizar materiais de laboratório ou equipamentos inadequados: Outro erro comum cometido em laboratórios é utilizar materiais ou equipamentos inadequados para a realização de determinadas tarefas. Isso pode acarretar em problemas e até mesmo acidentes.

 

 

 

Dúvidas? Sugestões?

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])