Compartilhe esse conteúdo:

O que são Medidores de pH?

Um medidor de  pH é um equipamento de laboratório ou pesquisa usado para medir com precisão a acidez e a alcalinidade da água e de outras substâncias líquidas.

É um material de laboratório importante usado na maioria das indústrias, incluindo usinas de energia, produtos farmacêuticos, alimentos e bebidas, primários, produtos químicos, gás de petróleo e águas residuais.

Diferentes eletrodos de pH funcionam de forma diferente quando se trata de medir a qualidade da água. Portanto, é essencial conhecer as diferentes variações disponíveis , para que você possa escolher as aplicações de pH adequadas que satisfaçam suas necessidades. Portanto, neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre medidores de pH.

Modelos de Medidor de pH

Não existe um modelo único para a medição de pH, existem diversos tipos de modelos de phmetros e para diversas aplicações. No decorrer dos anos as indústrias desenvolveram diversos modelos de medidores de pH e eletrodos especiais para diversas aplicações.

Onde são utilizados os Medidores de pH?

  • Monitoramento da água do mar
  • Fermentação de cerveja e vinho
  • Conservação e estabilidade de alimentos
  • Análise de água natural
  • Medidas padrão de laboratório
  • Análise de Leite
  • Análise de sangue
  • Solo
  • Indústria Farmacêutica
  • Carnes
  • Tintas

O que Diferencia os Medidore de  pH

Diferentes eletrodos de pH são feitos para diversas aplicações; portanto, você precisa entender como ele funciona antes de comprar qualquer eletrodo de pHmetro

Eletrodos de pH combinados

Este é o tipo eletrodo de pH mais usado por um motivo; ele atua como base para a criação de sensores de processo e sensores de laboratório. Além disso, é equipado com dois eletrodos diferentes, incluindo um eletrodo de medição e um eletrodo de referência. Os dois sensores medem a pequena diferença elétrica dentro de ambos os eletrodos.

.

Medidor de pH Específico

Para a determinação do pH de diversas amostras, o aparelho de laboratório mais indicado é o pHmetro. Com o emprego de eletrodos, pode-se determinar o Potencial Hidrogeniônico (pH) de inúmeras amostras.

No mercado, estão disponíveis tipos de pHmetros específicos para análises de algumas substâncias em especiais, dentre eles, medidor de pH para carne, medidor de pH para leite, medidor de pH para frutas e o pHmetro para análise do solo.

Medidor de pH de Bolso

Empregado nas análises específicas realizadas em campo, possui características especiais para garantir uma medição correta. O medidor de ph de bolso possui a vantagem de ser levedo a campo e a qualquer lugar onde você necessita medir o ph; rio, piscina, poço …

Medidor de pH para leite

Especialmente desenvolvido para análises leite, o medidor de pH é projetado para garantir precisão mesmo em péssimas condições ambientais. O corpo oferece uma proteção completa contra a água e umidade, uma característica importante na indústria alimentar. O medidor de ph para leite possui um eletrodo resistente e de fácil limpeza.

Medidor de pH de Bancada 

Desenvolvido para análises em ambiente laboratorial , a maioria das medições de pH realizadas por este equipamento de laboratório são realizadas sob uma bancada. Um medidor de pH de bancada possui múltiplas utilizações dependendo do tipo de eletrodo de pH.

Medidor de pH do solo

Aplicado apenas na agricultura, este modelo de pHmetro realiza medições diretamente no solo ou então através de amostras coletadas. O pHmetro para medições no solo é um instrumento tecnologicamente avançado, mas caracterizado por uma grande simplicidade de utilização.

Conclusão

Tendo em vista a explicação acima consulte nossa equipe para maiores informações a respeito de medidores de pH.  Se você precisa de um medidor de pH muito preciso, portátil ou estável, sempre encontrará um que atenda às suas necessidades.

Todos eles têm um design que atende a uma ampla gama de critérios. No entanto, vale a pena ler a folha de descrição se tiver uma aplicação explícita para um medidor de pH para garantir que os suprimentos do sensor de laboratório não afetem as leituras de pH.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.