Compartilhe esse conteúdo:

A estiagem no Paraná comprometeu parte significativa da produção de café, relato dos agricultores mostrou quebra de 30% na produção. Com isso o preço do café recuou e impactou negativamente a renda dos cafeicultores.A temperatura alta causou floradas desuniformes com maturação precoce dos frutos.

Afetou tanto na granulometria, que é o tamanho dos grãos, na renda (proporção de fruto coco em relação ao beneficiado), como também na qualidade da bebida. Como o ciclo da cultura foi muito reduzido, faltando o tempo necessário para o bom desenvolvimento dos grãos, a incorporação de atributos que dão qualidade à bebida foi reduzida”, destaca um dos produtores.

Mas afinal, o que é granulometria?

A granulometria ou análise granulométrica é um estudo das dimensões das partículas. O peneiramento realizado por tamis ou peneiras granulométricas determina o tamanho das partículas  As malhas das peneiras granulométricas são fabricadas seguindo as normas ABNT/ASTM/MESH.

Quando preparamos o café uma das etapas mais importantes é a moagem. As medidas mais comuns de granulometria variam numa escala que vai de pulverizado a grosso.
Essas variações vão indicar qual é a forma ideal que o café deve estar para o modo de preparo indicado.
A importância da granulometria e como ela influencia diretamente na escolha do método de preparo do seu café

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

 

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

 

 

 

 

Fonte:

https://www.agrolink.com.br/noticias/pr–clima-faz-quebra-da-safra-de-cafe-chegar-a-30-_420172.html

https://villacafe.com.br/blog/granulometria-entenda-como-ela-influencia-no-cafe-que-voce-toma.html