Compartilhe esse conteúdo:

O que faz um Moinho no Laboratório?

Hoje iremos abordar o tema: Moinho para laboratório. Antes de qualquer detalhamento neste assunto, abordaremos alguns princípios básicos que devem ser levados em consideração no processo de moagem.

O que é Moagem?

Basicamente, MOAGEM significa o ato ou efeito em moer – reduzir a pó – qualquer tipo de substância em interesse, levando em consideração as limitações de cada amostra.

Qual a função de um Moinho?

Moinhos de laboratório são  usados ​​principalmente para preparação de amostras antes da análise, usam redução de tamanho de partícula  para moer ou homogeneizar materiais úmidos, secos, duros, macios, elásticos, quebradiços e fibrosos.

Moinhos para laboratório são usados ​ em áreas de pesquisa, incluindo química, produtos farmacêuticos, análise de alimentos, testes de materiais e ciências biológicas. O Moinho mais usado no laboratório  é o  Moinho de Facas tipo Willey.

Moinho para laboratório: indicado  para moagem por fluxo contínuo de folhas, raízes, tubérculos, grãos, sementes, pellets de plásticos, couro, madeira picada e materiais secos e quebradiços em geral, com espessura ou diâmetro máximo de 5 mm.

Como comprar um Moinho para o Laboratório?

Antes de comprar um moinho de laboratório, os usuários devem pesquisar vários parâmetros. Potência, velocidade, tempo de moagem, capacidade de limpeza, rendimento ,tamanho de alimentação, rendimento , tamanho de partícula final desejado e opções adicionais (por exemplo, sistema de resfriamento) são todos fatores a serem considerados.

Como afirmado acima, diferentes amostras requerem o uso de diferentes moinhos. Para moagem a seco os moinhos de faca podem ser usados.

Se após a moagem com a utilização de um moinho, o usuário final desejar selecionar a granulometria final da amostra, há a possibilidade do mesmo acoplar peneiras específicas (se disponível) para o modelo do moinho para laboratório em questão ou utilizar, de maneira separada, peneiras granulométricas.

Para que servem as Peneiras Granulométricas após a Moagem?

As peneiras granulométricas, com diferentes tamanhos de abertura, seguem padrões internacionais e suas medidas são fornecidas por polegadas e/ou milímetros.

A quantidade de abertura por polegada recebe o nome de mesh. Com isso, amostras que possuam grãos maiores, devem passar por peneiras granulométricas com baixo mesh, ou seja, com poucas aberturas para cada polegada.

No caso de análises em materiais finos, as peneiras granulométricas utilizadas devem ser com maior mesh: mais aberturas por polegada. Com isso, os milímetros de cada abertura, variam proporcionalmente conforme o mesh.

Fator Importante para a escolha de um Moinho de Laboratório

Outro fato que se deve ter em mente é a capacidade da amostra em suportar o processo de moagem. Tudo isso porque há algumas substâncias que, quando submetidas no moinho, devido ao fato do rápido movimento de rotação da lâmina proporcionar elevação da temperatura, o material pode perder sua respectiva forma,um exemplo seria o chocolate.

Para casos assim, recomenda-se ao usuário adquirir um moinho para laboratório que possua câmara que permita ser resfriada com água.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])