Compartilhe esse conteúdo:

Como se denvolveu o microscópio de laboratório?

Não se sabe exatamente quem inventou o microscópio porém sabe-se muito bem que depois dessa invenção, lá pelo início do século XVII, a percepção do mundo em relação a ciência  ficou muito diferente.

Muitos atribuem a invenção do microscópio óptico  a Galileu, porém foi Leeuwenhoek quem realmente aperfeiçoou o instrumento de laboratório  e o utilizou na observação de seres vivos.

O microscópio eletrônico apareceu em 1932 e vem sendo rapidamente aperfeiçoado. Os  microscópios mais atuais permitem aumentos de 5 mil a 500 mil vezes, sem muita dificuldade.

A diferença básica entre os microscópios ótico e o microscópio eletrônico é que neste último não é utilizada a luz, mas sim feixes de elétrons. No microscópio eletrônico não há lentes de cristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnéticas.

Qual o tipo de microscópio mais utilizado no laboratório?

Vários tipos de microscópios de laboratório estão disponíveis para uso no laboratório de microbiologia e de pesquisa . Os microscópios de laboratório possuem variadas aplicações e modificações que contribuem para sua utilidade.

O microscópio biológico é o  microscópio mais comum usado no laboratório é chamado de microscópio binocular  porque contém dois tipos de lentes que funcionam para ampliar um objeto.

A lente mais próxima do olho é chamada de ocular , enquanto a lente mais próxima do objeto é chamada de objetiva. A maioria dos microscópios de laboratório  tem em sua base um aparelho chamado condensador , que condensa os raios de luz em um feixe forte. Um diafragma localizado no condensador do microscópio de laboratório  controla a quantidade de luz que passa por ele. Ambos os ajustes grosseiros e finos são encontrados no microscópio.

Microscópio Binocular

Um microscópio binocular é o tipo mais comum de microscópio de laboratório, cujo mecanismo é explicado anteriormente. É basicamente um microscópio que possui uma lente ou uma câmera que possui um meio composto no meio. Este meio composto permite ampliações em uma escala muito fina.

Os microscópios binoculares são extremamente úteis para pesquisas em diferentes áreas. Teve um grande impacto na ciência e na tecnologia em geral.

Alguns de seus usos populares são ao visualizar um espécime científico para fins educacionais e de pesquisa. Se você deseja estudar na faculdade de biomedicina,  muitas vezes encontrará esse tipo de microscópio  de laboratório em suas aulas.

Microscópio estéreo

O microscópio estereoscópico, microscópio de dissecação ou estereoscópico, é uma versão de microscopia óptica projetada especificamente para imagens de baixa ampliação de um espécime biológico. Ele funciona refletindo a luz na superfície do espécime, em vez de transmitida através de seu meio. O Microscópio estereoscópio é muito utilizado também em laboratório

Este tipo de microscópio é frequentemente usado em laboratórios de biologia onde são necessárias imagens tridimensionais mais detalhadas que seriam possíveis com um microscópio eletrônico ou outro microscópio binocular. Embora a tecnologia de microscopia estéreo exista há mais de 100 anos, os microscópios estéreo só recentemente surgiram no laboratório e podem produzir imagens de maior qualidade do que nunca.

Muitas pessoas escolhem estereoscópios em vez de outros modelos de microscópio porque podem produzir imagens de melhor qualidade, dependendo das necessidades de cada um no laboratório. Além disso, esses modelos de microscópio requerem menos manutenção e são baratos. As aplicações de microscópio estéreo envolvem requisitos microscópicos menos completos, como visualização de materiais de fabricação, trabalho em placas de circuito, dissecação e inspeção.

Conclusão

De inúmeras maneiras possíveis, os microscópios de laboratório têm muito a oferecer à ciência. Graças aos microscópios de laboratório, estudos e aprendizados que requerem ampliação de objetos podem ser executados corretamente.

Os microscópios de laboratório também lançam as bases para mais desenvolvimentos científicos que estão por vir.

À medida que a compreensão mundial da tecnologia aumenta, pode levar apenas algum tempo até que os microscópios  de laboratório se transformem em novos tipos  de microscópios com ainda mais potencial do que os atuais.

Consulte nossa linha de microscópio de laboratório e receba orientação técnica.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])