Compartilhe esse conteúdo:

Por que o Microscópio é tão Importante?

Os microscópios são as ferramentas que nos permitem olhar mais de perto os objetos, enxergando além do que é visível a olho nu. Sem eles, não teríamos ideia da existência de células ou de como as plantas respiram ou de como as rochas mudam com o tempo.

Nossa compreensão do mundo ao nosso redor seria severamente limitada – e é por isso que muitos cientistas veem os microscópios como o instrumento científico mais importante que existe.

A Importância de um Microscópio na Indústria

Materiais estranhos em alimentos precisam ser identificados com uma variedade de métodos de análise de alimentos por razões de segurança.

Microscópios de análise de alimentos são usados ​​para identificar ingredientes que entram em alimentos preparados, aditivos, bem como substâncias indesejáveis, incluindo toxinas ou substâncias proibidas, incluindo fragmentos de vidro, metais, plásticos, pedras ou mesmo fragmentos do próprio alimento.

Um microscópio é usado para procurar controles de fertilizantes e pesticidas. A deterioração e conservação dos alimentos também são estudadas ao microscópio. A microestrutura dos alimentos é importante, pois afeta as propriedades, o comportamento em diferentes temperaturas, o sabor e a textura dos alimentos.

Relato de aplicação do uso do Microscópio na Indústria

Confira agora o relato de caso sobre microscopia alimentar : em uma amostra de panetone de frutas cristalizadas contendo corpos estranhos, encaminhada ao Laboratório de Microscopia de Alimentos do Instituto Adolfo Lutz , foram feitas análises a fim de determinar a origem dessas estruturas.

Com o auxílio de estereomicroscópio (lupa) e de um microscópio óptico, os referidos corpos estranhos foram comparados com os espinhos existentes nas porções vegetativas e reprodutivas de espécies de Cactaceae, Caryocaraceae, Malvaceae e Cyperaceae.

 

Foi constatado que o material contido no panetone eram aréolas de gloquídeos, um tipo de espinho comumente presente em frutos e caules de espécies de gênero Opuntia (Cactaceae).

Os gloquídeos apresentavam comprimento entre 2 e 3 mm, eram rígidos, pontiagudos e providos de pequenas farpas laterais voltadas para base, as mesmas características e dimensões observadas em Opuntia ficus-indica (figo da índia).

Em portaria da Anvisa fica estabelecido  as disposições gerais para avaliação de matérias macroscópicas e microscópicas prejudiciais à saúde humana em alimentos embalados, inclusive bebidas e águas envasadas, relacionadas aos riscos à saúde humana.

Boas Práticas de Fabricação é responsabilidade do setor produtivo, cabendo garantir, entre outras a qualidade sanitária das matérias-primas e ou insumos utilizados.

Considerando que a obtenção de alimento seguro deve abranger toda cadeia produtiva, ou seja, da produção até o consumo; considerando que a análise de matérias macroscópicas e microscópicas  utilizando um microscópio, presentes nos alimentos deve ser baseada em aspectos relacionados ao risco à saúde; considerando a necessidade de estabelecer disposições gerais para avaliação de matérias macroscópicas e microscópicas prejudiciais à saúde humana em alimentos embalados.

Conclusão sobre o uso dos Microscópios

Diante do ocorrido, o fabricante do produto intensificou o treinamento dos manipuladores de alimentos dos setores envolvidos quanto à separação de ingredientes e estímulo a verificação organoléptica. Também passou a fazer um rígido controle de qualidade utilizando o microscópio.

O microscópio óptico foi de grande relevância na elucidação do caso apresentado, demonstrando ser uma excelente ferramenta de investigação e pesquisa no controle de qualidade dos alimentos.

O fornecedor foi notificado diante a necessidade de intervenção no processo de pré-seleção de produtos para o microprocessamento e da higienização com remoção de sujidade entre lotes e diferentes alimentos.

Solicite orçamento de microscópio, consulte nossa assessoria científica. Trabalhamos com uma ampla linha de equipamentos para laboratório.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte: http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-98552010000400022&lng=es&nrm=iso&tlng=pt

http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/394219/RDC_175_2003.pdf/3d4f8758-0582-4510-9043-335fd4389380