Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Medidor de Oxigênio Dissolvido na Água?

No tratamento da água, para que esta fique potável e com condição favorável de consumo, algumas etapas e procedimentos acontecem.

Durante estas fases, sempre são realizadas medições para averiguar o andamento do processo e garantir que os parâmetros para a água de qualidade estejam corretos.

Um dos parâmetros mais importantes para qualidade da água é a medição de oxigênio dissolvido

O equipamento para laboratório comumente utilizado para medir o índice de oxigênio dissolvido na água é o Medidor de Oxigênio Dissolvido.

O oxigênio dissolvido na água é vital para a preservação da vida aquática, já que vários organismos (ex: peixes) precisam de oxigênio para respirar.

As águas poluídas por esgotos apresentam baixa concentração de oxigênio dissolvido pois o mesmo é consumido no processo de decomposição da matéria orgânica.

Por outro lado as águas limpas apresentam concentrações de oxigênio dissolvido mais elevadas, geralmente superiores a 5mg/L, exceto se houverem condições naturais que causem baixos valores deste parâmetro.

Como funciona um Medidor de Oxigênio dissolvido na água?

O medidor de oxigênio é um equipamento para análise de água com uma sonda de imersão na qual está alojado um sensor que mede a saturação de oxigênio, temperatura e outras características da amostra de água analisada.

Graças à sua versatilidade, tem diferentes campos de aplicação, desde a indústria ao setor  privado.

De fato, é utilizado em estações de tratamento de águas residuais e na indústria alimentar, bem como na produção de bebidas, mas também no setor privado, onde se estabelece como uma ferramenta indispensável na aquacultura .

Por que o Oxigênio Dissolvido na Água é Importante?

Por esta razão, o monitoramento e, portanto, a manutenção de uma concentração correta de oxigênio dissolvido na água  em um determinado momento na água é essencial para favorecer os processos biológicos e químicos dentro dos sistemas aquosos e, portanto, definir a aptidão para a vida.

Recursos essenciais em um medidor  de oxigênio dissolvido

Confiabilidade, robustez e reprodutibilidade de medição são provavelmente os três fatores mais importantes na medição de oxigênio dissolvido na água.

Onde Podemos Utilizar um Medidor de Oxigênio Dissolvido na água

É muito importante controlar adequadamente a concentração de oxigênio dissolvido para instalações artificiais, incluindo instalações de tratamento de esgoto e pisciculturas.

Além disso, o oxigênio dissolvido é um índice eficaz para os níveis de poluição em rios, lagos e pântanos.

São usados ​​para medir e controlar o teor de oxigênio em vários pontos do circuito de água das instalações de caldeiras a vapor.

Para controlar a possível corrosão devido ao poder oxidante do oxigênio.

Outro uso dos oxímetros é a prevenção da corrosão de metais, como em sistemas de aquecimento, onde um dos fatores que afeta o grau de corrosão é a porcentagem de oxigênio presente.

Por exemplo, uma aplicação muito importante do medidor de oxigênio dissolvido na água  é na piscicultura, onde o nível de oxigênio deve ser continuamente controlado para obter uma reprodução ideal e evitar a alta mortalidade causada por baixos níveis de oxigênio.

Também em usinas nucleares para medir o oxigênio presente em suas águas pesadas.

No entanto, deve-se notar que a solubilidade do oxigênio depende de muitos fatores. Incluindo a temperatura, pressão atmosférica e salinidade da solução.

Alguns dos medidores de oxigênio dissolvido  são capazes de compensar automaticamente essas variáveis, garantindo assim medições ainda mais precisas.

Como se adequar a norma portaria GM/MS 888

Para a determinação de oxigênio dissolvido na água, o Medidor de Oxigênio Dissolvido é o equipamento para laboratório mais indicado.

O Medidor de Oxigênio Dissolvido, além de medir a concentração de oxigênio dissolvido, em mg/l ou em %, mede a temperatura da amostra.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.