Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Stomacher?

O Stomacher é o equipamento indicado para a homogeneização de amostras em controle de qualidade, possui aplicação no laboratório de microbiologia.

Como funciona um Stomacher?

Seu funcionamento do stomacher consiste na utilização de pás que esmagam a amostra e propiciam a extração de micro-organismos na amostra. Além disso as amostras são acondicionadas em uma bolsa ou saco para stomacher e neles são introduzidas as amostras.

Assista o vídeo abaixo para visualização de funcionamento do stomacher.

Como Limpar o Stomacher

O homogeneizador de amostras ou stomacher deve ser limpo com detergente neutro, álcool 70% e panos e esponjas macios. Sempre desligar o stomacher da corrente elétrica ao fazer a limpeza. Após a limpeza do stomacher utilizar álcool 70%.

Vantagens de usar um Stomacher

O exame microbiológico de vários alimentos indicou que o Stomacher liberou um número muito maior de  microrganismos, calculado com base na contagem de colônias, do que outros métodos de homogeneização. Portanto ,  a vantagem de usar o Stomacher é que não é necessária esterilização ou manutenção, como acontece com os outros agitadores e mixers de laboratório.

Segmentos onde é possível utilizar um Stomacher

Um stomacher pode ser utilizado em diversos segmentos: indústria alimentícia, frigoríficos, laticínios, indústria cosmética, departamento de água e esgoto.

Conclusão

O amplamente utilizado Stomacher consiste em duas pás rapidamente móveis, que dispersam a amostra de alimento de entrada/mistura tampão para enriquecimento via cultivo.

Na microbiologia a homogeneização de amostras principalmente de alimentos é fundamental.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])