Compartilhe esse conteúdo:

Os laboratórios requerem uma variedade de equipamentos de  laboratório especifícos   para realizar testes e pesquisas. Esses artigos para laboratórios em  geral podem ser encontrados em vários laboratórios de várias disciplinas .

Aplicações e usos para equipamentos de laboratório

Quer sua pesquisa de laboratório inclua trabalhar com proteínas, cultura de células, ar, água, solo ou sangue, os principais equipamentos para laboratório atenderão a várias necessidades de teste.

O equipamento  de laboratório pode ser encontrado em:

  • Laboratórios de pesquisa
  • Teste de diagnóstico em laboratórios médicos
  • Pesquisa e desenvolvimento
  • Garantia da Qualidade
  • Manufatura
  • Laboratórios educacionais
  • E mais!

Em suma, onde quer que haja um laboratório, você encontrará artigos para laboratório em geral

Gama de equipamentos gerais de laboratório:

Entre os muitos itens que seriam considerados artigos  de laboratório estão:

Vidrarias de Laboratório

Existe uma grande variedade de vidraria de laboratório em um laboratório, e eles podem ser fabricados em diferentes volumes para diversas finalidades.As razões para a vidraria de laboratório ser muito utilizada são múltiplas. Em primeiro lugar,  a vidraria para laboratório é relativamente inerte, o que significa que não vai reagir com os produtos químicos ou substâncias colocados no interior e, portanto, perturbar ou distorcer os resultados.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Mufla

Uma mufla é um  equipamento de laboratório para aquecimento em alta temperatura, permitindo que as amostras sejam tratadas termicamente a temperaturas superiores a 1000 ° C  com baixo risco de contaminação cruzada. Isso se deve ao arranjo mecânico , que é aquecida com elementos metálicos de alta pureza em oposição aos queimadores a gás. Esses componentes são fabricados com metais condutores de eletricidade com alta estabilidade mecânica em temperaturas elevadas.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Pisseta

Um frasco lavador é uma garrafa plástica  com um bico , usada para enxaguar várias peças de vidro de laboratório , como tubos de ensaio e frascos de fundo redondo . A pisseta é selada  com uma tampa de rosca. Quando a pressão manual é aplicada ao frasco,  o líquido dentro se torna pressurizado e é forçado para fora do bico em um estreito fluxo de líquido.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Destilador

O destilador, também chamados de destiladores de água de laboratório, aquecem a água até uma fase de vapor volátil, separando-a das impurezas não voláteis. Embora os termos água deionizada e água destilada sejam freqüentemente usados ​​alternadamente, existem diferenças significativas nos tipos de impurezas que são removidas de cada um. O destilador de água  remove mais do que apenas íons carregados – eles podem filtrar micróbios, compostos orgânicos não voláteis, a maioria dos minerais e muitos produtos químicos.
Embora aparelhos de laboratório para destilar água por meio da fervura e coleta de condensação estejam em uso há muito tempo, as unidades de destilação de água de laboratórios modernos oferecem uma série de benefícios em relação aos sistemas manuais. Ao comprar um destilador de água de laboratório, é importante ficar de olho na robustez do equipamento, bem como na capacidade do destilador, no tempo de execução e se ele é adequado para processos de purificação que requerem destilações múltiplas. Um destilador de água em inox é o mais indicado devido a durabilidade do equipamento.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Pipeta Automática.

Pipeta automática pode eliminar o trabalho manual de pipetagens repetidas e podem oferecer várias vantagens . Talvez o mais óbvio seja o rendimento bastante aprimorado, pois a automação libera tempo e esforço para outras tarefas. Outro benefício é a reprodutibilidade aprimorada.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Balança Analítica

Conforme já mencionado em outros post , a função das balanças  analíticas é medir a massa dos objetos (especialmente aqueles que são muito leves). As balanças analíticas  são usadas para obter resultados mais específicos e precisos em objetos com uma massa leve (aproximadamente 0,1 mg).

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Centrífuga Laboratório

Uma centrífuga de laboratório é um equipamento laboratorial  acionado por rotor projetado para separar amostras líquidas em altas taxas de velocidade. A rotação da centrífuga induz a aceleração centrípeta e separa as substâncias com base na densidade. As centrífugas para laboratório oferecem uma ampla gama de aplicações para laboratórios de pesquisa, hospitais ou qualquer instalação que visa separar o material de preparações de amostras líquidas. A versatilidade do modelo de uma centrífuga depende do tamanho das amostras, capacidade de refrigeração, velocidade do rotor e potencial de detecção óptica. A capacidade das centrífugas de laboratório de combinar vários recursos, como centrífugas refrigeradas de alta velocidade, permite uma aplicação robusta em qualquer ambiente de pesquisa. Considerações importantes de compra para qualquer centrífuga laboratório são o tipo de rotor, ruído, resistência à corrosão e versatilidade do modelo.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Estufa de Esterilização

Uma estufa de secagem ou estufa de esterilização é um tipo de forno  convecção de baixa temperatura ou estufa de circulação de  ar forçado usado principalmente em ambientes de laboratório . Amostras, utensílios de laboratório  sensíveis à temperatura são colocados dentro de um estufa de secagem para remover a umidade de maneira lenta e uniforme.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Agitador Magnético

Um agitador magnético é um equipamento para laboratório amplamente utilizado e consiste em uma barra magnética giratória ou eletroímã estacionário que cria um campo magnético giratório . Este dispositivo é usado para fazer uma barra de agitação, mergulhar em um líquido, girar rapidamente ou mexer ou misturar uma solução, por exemplo.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Balança Semi Analítica

Na pesagem, definimos balanças de precisão como uma balança de laboratório usada para pesar quantidades em um número muito preciso, geralmente até 0,001 g . Às vezes são chamadas de  balanças semi analíticas . Além disso, as balanças de precisão ou balanças semi analíticas têm uma capacidade de pesagem  maior do que as balanças analíticas , mas uma legibilidade inferior.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Capela de Exaustão

A capela de exautão de gases forma uma proteção para o usuário, feita em gabinete de pvc, possui um motor que retira os gases provenientes das reações químicas.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Microscópio Binocular

Um microscópio binocular é um microscópio óptico com duas oculares para facilitar significativamente a visualização e reduzir o cansaço visual. A maioria dos microscópios vendidos hoje são microscópios binoculares, embora a interação entre as duas lentes possa diferir dependendo do tipo de microscópio .

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Autoclave

As autoclaves fornecem um método físico para desinfecção e esterilização. Eles trabalham com uma combinação de vapor, pressão e tempo. As autoclaves operam em alta temperatura e pressão para matar microorganismos e esporos. A autoclave é  usada ​​para descontaminar certos resíduos biológicos e esterilizar meios, instrumentos e artigos de laboratório. Resíduos médicos regulamentados que podem conter bactérias, vírus e outros materiais biológicos devem ser inativados por autoclave antes do descarte. Para ser eficaz, a autoclave deve atingir e manter uma temperatura de 121 ° C por pelo menos 30 minutos usando vapor saturado sob pelo menos 15 psi de pressão. Pode ser necessário aumentar o tempo de ciclo, dependendo da composição e do volume da carga.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Deionizador de Água

A deionização é um processo de filtração de água muito conveniente e econômico para a produção de água altamente purificada sob demanda para aquário, uso laboratorial ou uso hidropônico. Por definição, a deionização, é a remoção de todos os minerais e sais ionizados (orgânicos e inorgânicos) da água por meio do processo de troca iônica. Como a maioria das impurezas de água não particulada são sais dissolvidos, a deionização produz água de alta pureza que geralmente é semelhante à água destilada, mas comparada à destilação, a deionização é muito mais rápida, menos intensiva em energia e mais econômica. Além disso, é um processo sob demanda que fornece grandes quantidades de água altamente purificada conforme a necessidade. A deionização é efetuada por um equipamento de laboratório chamado deionizador de água que remove o total de sólidos dissolvidos (TDS) da água usando resinas de troca iônica, controlar a carga elétrica de íons na água para remover o TDS. Muito parecido com um ímã de carga positiva atrairá um ímã de carga negativa; As resinas DI atraem íons que não são de água e os substituem por íons de água, produzindo uma água mais purificada.O processo de deionização utiliza duas resinas com cargas opostas – a catiônica (negativa) e a aniônica (positiva).

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Phmetro de Bancada

Um phmetro de bancada é um instrumento de laboratório usado para medir a acidez e alcalinidade de amostras líquidas ou semissólidas em muitas indústrias com aplicações em águas residuais, água potável, alimentos e bebidas, testes químicos e farmacêuticos.Os medidores de pH de bancada típicos consistem em um eletrodo de medição, eletrodo de referência e um medidor. O eletrodo de medição é sensível ao íon hidrogênio [H +] e mede o pH quando a amostra envolve o bulbo de vidro no final. Uma pequena saída de tensão varia com a concentração de íons H + na amostra e é medida e exibida como unidades de pH pelo medidor. Uma variedade de phmetros de bancada estão disponíveis com diferentes combinações de modos de medição, incluindo pH, mV, íon e condutividade.A compensação de temperatura é um fator importante, pois o eletrodo de pH é dependente da temperatura. A saída em milivolt (mV) do eletrodo de pH mudará em correlação com a mudança na temperatura da amostra. Isso é resultado de uma mudança direta na atividade do íon H + da amostra e da ionização dos compostos. Dependendo do tipo de medidor de pH, a compensação de temperatura pode estar disponível em modo manual ou automático.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Agitador Mecânico

O agitador mecânico  é  usados ​​para misturar, emulsificar, homogeneizar, desintegrar e dissolver amostras. Existem vários tipos agitadores mêcanicos  de laboratório. Um bom agitador mecânico  pode fazer toda a diferença na homogeneização do  seu produto acabado, seja papel, polímero, produtos químicos, alimentos ou outras substâncias. Isso também pode afetar a segurança de sua equipe e de seu laboratório. Com um agitador mecânico  de qualidade inferior, a mistura de produtos com produtos químicos perigosos e alta viscosidade pode danificar ou sobrecarregar o motor, o que cria um risco potencial de incêndio e um produto acabado de baixa qualidade e mal misturado.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Bureta Graduada

Bureta , também chamada de bureta graduada  , vidraria  de laboratório usada em análises químicas quantitativas para medir o volume de um líquido. Consiste em um tubo de vidro graduado com uma torneira (plugue giratório ou torneira) em uma extremidade. Em uma bureta, a torneira está na parte inferior, e o volume preciso do líquido dispensado pode ser determinado pela leitura das graduações marcadas no tubo de vidro no nível do líquido antes e depois de dispensá-lo.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Chapa Aquecedora

A chapa aquecedora  é  freqüentemente usada no laboratório para realizar reações químicas, para aquecer amostras e para inúmeras outras atividades. As chapas aquecedoras  são conceitualmente simples – uma superfície plana com elementos de aquecimento . Elas não produzem chamas. A chapa aquecedora é um  equipamento de laboratório usado para aquecer uniformemente as amostras. As placas aquecedoras de laboratório fornecem  calor, mas sem o perigo associado à chama aberta e às temperaturas mais altas de um bico de Bunsen. As chapas aquecedoras geralmente incluem displays digitais de temperatura, indicadores de alerta de superfície quente.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Agitador Vortex

O agitador vortex é uma tecnologia simples para misturar amostras de laboratório em tubos de ensaio, usa um mecanismo simples para agitar as amostras e estimular reações ou homogeneização.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Banho Ultrassônico

Um banho ultrassônico é um dispositivo de limpeza que permite uma limpeza completa em quase qualquer metal, plástico, cerâmica ou outro material. Joias e relógios, ótica, armas, utensílios odontológicos, estética, moedas, peças após usinagem, peças automotivas e muito mais. O método é um método suave e completo que permite limpar ferramentas e dispositivos. Mesmo nos locais mais difíceis de limpar. Os benefícios do banho ultrassônico são muitos. É um dos métodos de limpeza mais eficazes. Tem muitas vantagens, especialmente em comparação com a limpeza manual. O  banho ultrassônico  limpa uma ampla gama de contaminantes e bactérias como graxa, óleo, sujeira, poeira, ferrugem, pigmento e muito mais. Limpeza excelente e confiável: a limpeza ultrassônica remove a sujeira e as menores partículas. Após um ciclo completo de limpeza com o fluido de limpeza adequado, as peças estarão livres de sujeira.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Manta de Aquecimento

Uma manta de aquecimento é referida como um equipamento de laboratório que é usada para aquecer a  vidraria de laboratório . Uma manta de aquecimento é utilizada em laboratórios para o aquecimento  das amostras e, portanto, é muito importante que esses dispositivos tenham um alto nível de funcionalidade e precisão. Uma manta de aquecimento  funciona com um frasco de fundo redondo que é inserido em uma cesta feita de tecido. Dentro desse frasco de fundo redondo, está o líquido a ser aquecido ou temperado por meio dos elementos de aquecimento que estão localizados na manta de aquecimento.

Artigos para Laboratório que não podem faltar em sua bancada.

Considerações finais  sobre  equipamento de laboratório geral:

Existem três grandes considerações antes de comprar equipamentos de laboratório : requisitos, espaço de laboratório e orçamento. As necessidades do seu laboratório dependem de quais são os requisitos do trabalho de laboratório que você está fazendo. Além disso, o espaço do laboratório e da bancada são importantes, portanto, o tamanho / capacidade / dimensões do equipamento e voltagem são importantes.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])