Compartilhe esse conteúdo:

O que são Produtos para Laboratório?

Nosso blog tem a intenção de orientar os usuário de laboratório, sejam eles pesquisadores ou alunos  sobre as novidades ou materiais de rotina, em  produtos para laboratório que facilitam a rotina do usuário.

São materiais para laboratório que facilitam a rotina e você não pode ficar sem.

Como comprar Produtos para Laboratório com Segurança?

1. Identifique de qual produtos para laboratório você precisa.

Quando você vai comprar um eletrodosméstico novo, uma das primeiras coisas que você deve considerar é se você precisa de produto portátil ou de bancada.

Da mesma forma, você precisa saber exatamente qual é sua necessidade quando começar a comprar equipamentos de laboratório e produtos para laboratório .

Considere se há uma marca ou modelo específico que você precisa, bem como quais recursos são essenciais para a pesquisa do seu laboratório. Saiba o que você quer e seus requisitos básicos antes de começar a fazer as compras de produtos laboratoriais.

2. Disponibilidade dos produtos para laboratório

Geralmente, quando você está comprando equipamentos de laboratório e produtos para laboratório, você deseja que o equipamento seja entregue prontamente. Muitas vezes, os equipamentos de laboratório serão importados do exterior e os itens fora de estoque podem levar até 10 semanas para serem entregues.  SEMPRE ANTECIPE SUAS COMPRAS.

A lista de produtos para laboratório abaixo é bem resumida pois um laboratório necessita de uma grande variedade de itens laboratoriais, mas com alguns equipamentos para laboratório e alguns acessórios para laboratório já é possível começar a realizar uma pequena rotina.

Vamos lá??? Segue abaixo uma breve explicação sobre produtos para laboratório.

Bico de Bunsen:  Bunsen consiste em um tubo de metal em uma base com uma entrada de gás na extremidade inferior do tubo, que pode ter uma válvula reguladora; as aberturas nas laterais do tubo podem ser reguladas por um colar para admitir a quantidade de ar desejada.

Dessecador: Os dessecadores normalmente são de vidro ​​contendo dessecantes usados ​​para preservar itens sensíveis à umidade, como papel de cloreto de cobalto para outro uso. Um uso comum de dessecadores é para proteger da umidade os produtos químicos higroscópicos ou que reagem com a água.

Vidraria: A vidraria de laboratório nada mais é do que os recipientes de vidro  para laboratório que são utilizados nas análises químicas. O vidro de laboratório por ser um material inerte  em borosilicato consegue ter uma boa resistência.

Micropipeta: Na transferência de pequenos volumes de líquidos e com alta precisão a micropipeta se torna muito importante, ter em mãos uma micropipeta monocanal ou um micropipeta multicanal vai lhe auxiliar muito. Também é importante pensar nas ponteiras para micropipeta.

Pipeta Pasteur: Pipeta em plástico ou em vidro no volume de 1,0 ou 3,0 mililitros possui a vantagem de transferir pequenas quantidades. Pipetas Pasteur, também conhecidas como pipeta conta-gotas ou conta-gotas, são usadas para transferir pequenas quantidades de líquidos. São geralmente tubos de vidro cônicos em uma ponta estreita e dotados de um bulbo de borracha na parte superior. A combinação da pipeta Pasteur e do bulbo de borracha também foi chamada de pipeta de tetina.

Agitador Magnético: A agitação e homogeneização é uma prática muito comum no laboratório, o agitador magnético possui a função de agitar soluções de até 20 litros, algumas soluções são aquecidas através de um agitador magnético com aquecimento, outras através de uma agitador magnético sem aquecimento. Também existe a opção de agitação através de um agitador magnético múltiplo ou agitador magnético multi posição.

Balança Semi Analítica: A maioria das análises de laboratório necessitam de uma balança, seja ela uma balança analítica ou uma balança semi analítica. A Balança semi analítica vai oferecer pesagens práticas e relativamente seguras, dependendo do grau de precisão que você deseja obter.

Capela de Exaustão: Os gases tóxicos provenientes das reações químicas precisam ser exauridos do laboratório, uma capela de exaustão, retira os gases tóxicos do laboratório. A Capela de exaustão de gases possui um motor blindado que retira os gases tóxicos do laboratório e joga para o ambiente externo.

Papel Filtro: O papel filtro está presente em todo o processo de filtração, sendo que existem dois tipos de papel filtro: papel filtro qualitativo e papel filtro quantitativo. A diferença entre o papel filtro quantitativo e o papel filtro qualitatitvo  é que a qualidade da cinza após a queima  é diferente. O conteúdo de cinzas do papel  filtro quantitativo é muito baixo, como um papel de filtro quantitativo de Φ125 mm com uma massa de cerca de 1 g. O teor de cinzas após a queima é inferior a 0,1 mg, que é inferior à sensibilidade da balança analítica.

Na análise gravimétrica, ele pode ser ignorado, por isso também é chamado de papel de filtro sem cinzas . Na verdade, esse tipo de papel de filtro não fica sem cinzas depois da queima, mas tem muito poucas cinzas. O peso de cada cinza é conhecido e o máximo não é superior a 0,1 mg. Em circunstâncias normais, essa cinza não afeta o resultado final da medição. O papel filtro qualitativo tem muitas cinzas após a queima, o que não é adequado para análise gravimétrica. De acordo com a diferença de velocidade de filtração e desempenho de separação, ele pode ser dividido em três tipos: rápido, médio e lento.

Banho Maria Laboratório: As substância que precisam ser aquecidas e não podem ir diretamente ao fogo, são aquecidas através de um banho maria. O banho maria de laboratório precisa aquecer substâncias com precisão, ao fazer sua pesquisa por uma banho maria de laboratório verifique se necessita de uma banho maria analógico ou um banho maria digital. O banho maria permite que as reações sejam aquecidas com segurança.

Estufa de Secagem: As estufas de  secagem podem ser usados ​​em ambientes de laboratório ou industriais para uma variedade de tarefas, incluindo evaporação, esterilização, teste de temperatura e para incubar experimentos sensíveis à temperatura. A secagem é um processo delicado, pois secar muito rápido, muito lento ou de forma desigual pode arruinar um processo perfeito. Existem muitos tipos de estufas de secagem para diferentes necessidades.

As estufas secagem com circulação de ar forçada ou por convecção de ar forçado fornecem um maior grau de uniformidade, controle de temperatura, recursos de secagem rápida e muitos modelos mais novos são programáveis. Estufas de secagem com temperatura máxima de 250C, 300C e 350C estão disponíveis. Além disso, as estufas  de secagem também estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos e modelos.

Pinça de madeira: A pinça de madeira é utilizada para pegar tubo de ensaio, com a pinça de madeira o usuário pode pegar o tubo de ensaio sem o risco de sofrer queimaduras.

Agitador Vortex: A agitação de tubos de ensaio é muito rotineira no ambiente laboratorial, a agitação vortex também, um agitador vortex consiste em um equipamento de laboratório, com uma  tecnologia bem simples para misturar amostras de laboratório em tubos de ensaio, placas de poços ou frascos . O agitador vortex  usa um mecanismo bastante simples para agitar as amostras e estimular reações ou homogeneização com alto grau de precisão

Estante para Tubo de Ensaio: Um tubo de ensaio necessita de uma estante para tubo de ensaio ou um rack para tubo de ensaio, ambos fazem a mesma função, manter o tubo de ensaio em pé. As estantes para tubo de ensaio em ferro apresentam menor durabilidade, as estantes para tubo de ensaio em plástico apresentam maior resistência.

Mufla: Uma mufla é um tipo de forno de laboratório. Os fornos de mufla isolam as amostras do combustível e da combustão para eliminar a contaminação das amostras . Os fornos mufla são ideais para pesquisa e desenvolvimento, teste de materiais e controle de qualidade, tratamento térmico, cerâmica, vidro e muito mais. Uma mufla atinge temperatura de até 1200°C

Dicas Importantes para suas primeiras compras de produtos para laboratório.

Escolher os produtos de laboratório certo para o ambiente de trabalho adequado é essencial. A precisão é a chave que dependerá das ferramentas que você usa para fazer o trabalho.

 A compra de produtos para o laboratório pode ser um desafio, pois há muitas marcas e modelos diferentes para escolher e vários fornecedores disponíveis. Você também deseja que os materiais de laboratório o ajude a analisar amostras mais rapidamente para economizar tempo e evitar frustrar seus clientes. Aqui estão os pontos essenciais que todo gerente de laboratório deve considerar antes de comprar qualquer equipamento de laboratório.

1. Identifique os principais recursos e especificações

Saiba quanto valor um determinado produto para o laboratório provavelmente agregará ao seu laboratório e como ele funciona. Verifique as especificações técnicas para saber a quantidade que deve comprar de cada item. A comparação das especificações e recursos de vários produtos influencia na escolha de materiais para o laboratório de diferentes com especificações favoráveis, mas destinados ao mesmo trabalho.

2. Procure equipamentos fáceis de usar

Comprar um produto  de laboratório, como um medidor de pH , simplificará seu trabalho. A única razão para comprar equipamentos é tornar seu trabalho mais fácil e gerenciável. Equipamentos para o laboratório que possuem muitos recursos muitas vezes tornam seu trabalho muito complicado.

3. Sempre trabalhe com seu orçamento

Seja preciso em quanto você precisará comprar um determinado produto de laboratório antes de começar a fazer compras. Leve em consideração a disponibilidade de recursos e o tipo de serviços que você oferece. Dependendo do tamanho do seu laboratório e do nível de serviços, você sempre pode encontrar equipamentos acessíveis e a nossa missão é oferecer o melhor na linha de produtos laboratoriais.

4. Observe a qualidade e as marcas

Pesquise sobre marcas e modelos preferidos. Você precisa conhecer todas as informações disponíveis no mercado sobre instalações laboratoriais específicas para garantir a qualidade que provavelmente obterá ao comprá-las. Equipamentos de fabricantes que estão no mercado há muito tempo tendem a ser de alta qualidade e estão disponíveis principalmente em grandes laboratórios.

5. Informe-se sobre a garantia e serviços pós-venda

A maioria dos fabricantes de produtos para laboratório concorda em fornecer certos serviços, como ensinar seus funcionários a fazer o melhor uso de alguns equipamentos  por um determinado período.

6. Informe-se sobre o histórico do produto de laboratório

O mais importante é verificar se um fabricante tem em estoque  e qual será o prazo de entrega para a fabricação desse equipamento para o laboratório e consumíveis sejam entregues até você.

Gostou das nossas dicas? Acesse os demais post do blog, dê sua opinião!

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])