Compartilhe esse conteúdo:

Quais Artigos para Laboratório não podem faltar em sua Bancada?

Um laboratório é um projeto complexo, mas podemos simplificá-lo se houver um planejamento prévio da pessoa que está a frente do projeto.

Listamos abaixo 15 artigos para laboratório necessários para qualquer procedimento, seja de pesquisa, universidade, departamento de água e esgoto e meio ambiente.

Abaixo diferentes artigos para laboratório são: bico de Bunsen, microscópios, banho maria, frascos de reagentes, becker  e muitos mais. Essas ferramentas são usadas principalmente para realizar um experimento ou fazer medições e coletar dados.

Aqui está uma lista de artigos para laboratório, seja ele de pequeno ou grande porte.

Equipamento para garantir a segurança

A pesquisa de laboratório frequentemente requer o trabalho com produtos químicos e reagentes químicos que correm o risco de respingar no usuário, posteriormente ferindo-o no laboratório. Portanto, é de suma importância que as roupas de segurança adequadas sejam usadas para evitar derramamentos, respingos, queimaduras e perigos desse tipo.

Para esse efeito, recomenda-se o uso de luvas, jalecos, aventais, óculos de proteção e protetores faciais além dos equipamentos para laboratório abaixo:

1 – Capela de Exaustão de Gases
2 – Cabine de Segurança Biológica
3 – Capela de Fluxo Laminar

Equipamento para pesagem de substâncias

Pesar produtos químicos e substâncias com precisão pode fazer toda a diferença em um ambiente de laboratório. Um vidro de relógio para laboratório é uma peça circular de vidro côncavo que é usado para realizar uma infinidade de tarefas , desde a evaporação de líquidos e retenção de sólidos que serão pesados ​​até o aquecimento de quantidades minúsculas de substâncias.

Uma balança de precisão também é usada para pesar substâncias; no entanto, geralmente é usada para pesar quantidades relativamente maiores de substâncias, para quantidade menores utilizamos  uma balança analítica.

4 – Balança Analítica
5 – Balança Semi Analítica
6 – Balança de Precisão

Equipamento para aquecimento seguro

Muitas vezes, é necessário aquecer os reagentes  químicos  para melhor compreender as suas propriedades. Nem todas as vidrarias de  laboratório podem ser simplesmente expostas às chamas, para não explodir e causar ferimentos graves a todas as pessoas nas proximidades. Para aquecimento moderado, quase instantâneo, um tubo de ensaio ou um becker de laboratório podem ser expostos diretamente a um bico de Bunsen; um cadinho podem ser usado para realizar um aquecimento mais rigoroso.

7 – Chapa Aquecedora de Laboratório
8 – Agitador Magnético com Aquecimento
9 – Manta Aquecedora de Laboratório

Uma Chapa aquecedora de laboratório pode ser usada para aquecer substâncias mantidas em uma vidraria para laboratório. Suportes para tubos de ensaio e pinças  de laboratório de vários tipos podem ser usados ​​para segurar a vidraria  enquanto ela está sendo aquecida para evitar queimaduras e feridas desse tipo.

Equipamento para mistura e manuseio de produtos químicos

Vidrarias para laboratório como: balões volumétricos, provetas graduadas, tubos de ensaio e frascos de laboratório ajudam a misturar e armazenar reagentes químicos. Se a qualidade da vidraria para laboratório não for boa e resistente o suficiente a vidraria não vai resistir ao aquecimento.

As vidrarias de laboratório de alta qualidade geralmente são feitas de vidro de borossilicato e podem suportar o estresse térmico com facilidade.

10 – Vidrarias de Laboratório

Equipamento para manuseio de fluidos

O manuseio de fluidos pode ser uma tarefa e tanto. Além disso, os experimentos de laboratório exigem que esses fluidos não apenas sejam armazenados com segurança, mas também medidos, utilizados em centrífugas de laboratório e transferidos de um recipiente para outro de maneira segura.

Pipetas e buretas são o equipamento  para laboratório certo para realizar medições precisas de reagentes químicos de maneira segura.

11 – Bureta Digital
12 – Micropipeta
13 – Dispensador de Laboratório
15 – Centrífuga de Laboratório

Importância de planejar o laboratório

Um bom laboratório necessita de planejamento, procure uma orientação especializada para compra de equipamentos para laboratório, verifique o espaço necessário para alocar esse artigos para laboratório, faça o planejamento elétrico e hidráulico antes.

Fatores importantes na escolha de artigos para laboratório:

*Qualidade

*Treinamento técnico

*Assessoria

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])