A mufla ou forno mufla é um importante aparelho de laboratório utilizado em ensaios de calcinação.
O que seria a técnica de calcinação?
A calcinação em mufla é um processo de queima, ou reação química na qual ocorre uma decomposição promovida por altas temperaturas. A calcinação altera as propriedades físicas e químicas de vários tipos de materiais e é utilizado para remover substâncias voláteis , água ou impurezas de um produto.
A mufla ou forno mufla é um equipamento de laboratório extremamente robusto pois atinge temperaturas acima de 1000 graus°C, sua composição é de tijolos refratários e resistências blindadas para suportar a alta temperatura.
A mufla ou forno mufla também é muito utilizada em controle de qualidade e atende diversos segmentos industriais.
Na indústria alimentícia sua utilização é na área da bromatologia, ciência estuda a composição química dos alimentos, nos alimentos a cinzas se referem ao resíduo orgânico.
Determinação do resíduo mineral fixo em mufla ou forno mufla : O mesmo procedimento foi realizado para o cadinho de porcelana em relação à etapa pré-analítica. Pesou-se o cadinho de porcelana vazio em uma balança analítica (27,4025g) e em seguida a amostra após tarar-se a balança de precisão (2,0070g). Em seguida o cadinho de porcelana contendo a amostra foi levado à mufla ou forno mufla, sendo a temperatura inicial de aquecimento ajustada para 100°C na aproximadamente. Nessa etapa houve a carbonização do material com liberação de fumaça. Quando se cessou a liberação desta, a temperatura foi ajustada para 450ºC, etapa em que há a calcinação até obtenção de cinzas brancas e homogêneas.
A determinação das cinzas em mufla também é utilizada em farmacognosia.
As drogas estudadas na disciplina de Farmacognosia serem produtos orgânicos, apresentam componentes de natureza inorgânica, representados por carbonatos, fosfatos, cloretos e óxidos de: silício, magnésio, cálcio, potássio, alumínio, ferro e sódio.
Esse componente inorgânico próprio da constituição da droga é denominado de intrínseco e difere do componente inorgânico de origem externa, por exemplo, areia, pedra, gesso e terra. Estes últimos são originários de más preparações ou falsificações.
Levando-se em consideração o componente inorgânico intrínseco de cada droga, fixou-se o limite máximo que, excedido, determina a reprovação do produto.
A quantificação do conteúdo inorgânico faz-se por meio da determinação do resíduo pela incineração ou cinzas em mufla ou forno mufla. Assim, a droga calcinada à alta temperatura na mufla ou forno mufla tem toda a sua matéria orgânica transformada em CO2, restando apenas compostos minerais na forma de cinzas. Portanto, a determinação do conteúdo em cinzas mostra principalmente o cuidado que foi dedicado na preparação de determinada droga vegetal.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.
Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Fonte: https://www.ebah.com.br/content/ABAAAe3LwAK/bromatologia-umidade-cinzas
http://www.unicamp.br/nepa/taco/tabela.php?ativo=tabela
http://www.sbfgnosia.org.br/Ensino/cinzas.html
2 Comentários
Ricardo Gomes 31 de julho de 2019 - 8:50
Bom dia!
Estive utilizando muito o blog de vocês para minhas pesquisas, e estão de parabéns pelo conteúdo apresentado, nos ajudou muito.
ótimo trabalho.
George Martinelli 28 de outubro de 2019 - 11:20
Olá, vocês trabalham com mufla para determinar teor de cinzas em farinha de trigo?
Entregam em todo Brasil, ou possuem representantes?