Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Evaporador Rotativo?

Partindo do princípio onde todas as substâncias contidas em uma mistura possuem seus respectivos pontos de ebulição (volatilidades), a titulação é uma ótima técnica para ajudar o usuário a separá-las.

O equipamento evaporador rotativo exerce papel fundamental na destilação.Ex: Extração de solvente em uma análise laboratorial. A destilação envolve duas mudanças de estado físico: evaporação e condensação. O líquido evapora para depois ser recolhido (através da condensação) em outro frasco receptor.

Como Funciona o Evaporador Rotativo?

Monta-se todo o sistema do evaporador rotativo , todos os parâmetros com respeito a programação do equipamento (temperatura de aquecimento do banho, tempo, e demais características de destilação que cada modelo permite) são realizadas através dos painéis controladores  do rotoevaporador.

A amostra a ser destilada é posicionada no frasco de evaporação e após inicio do processo, com a elevação da temperatura do banho e agitação deste frasco, a substância destilada irá evaporar e seguir em direção ao condensador – que possui uma serpentina em seu interior por onde há a circulação de água.

Neste local, haverá a condensação e o destilado segue em direção ao frasco receptor ,caminho na qual o destilado percorre.

Após o inicio do processo, o frasco de evaporação, posicionado no interior do banho de aquecimento, realiza rotações, em sentido horário e anti-horário. Isso tem como intuito aumentar a superfície de contato para que o processo, como um todo, possa ser finalizado de maneira mais rápida e eficiente. Viu, como é fácil usar um evaporador rotativo!?

Para que serve o Banho Maria no Evaporador Rotativo?

O banho do evaporador rotativo  tem como objetivo proporcionar o aumento da temperatura na amostra para que a etapa de evaporação ocorra.

Considerações antes de comprar um evaporador rotativo

Primeiramente, a faixa de velocidade de rotação (rpm), vácuo (mm Hg), temperatura, pressão (mbar) e condensador são peças chave que devem ser consideradas ao comprar um evaporador rotativo.

Você pode decidir sobre o tipo de evaporador rotativo ou rotaevaporador  adequado para sua aplicação com base no tamanho, tipo e sensibilidade das amostras. Existem diversos tipos de evaporadores rotativos no mercado.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.