Compartilhe esse conteúdo:

Você conhece os Produtos para Laboratório de Química?

Desde a descoberta e controle do fogo que foi o primeiro fenômeno químico a humanidade se depara com novas descobertas todos os dias. Primeiro veio a descoberta do petróleo em 4000 a.C, em 8000 a.C foram descobertos os primeiros metais pelos egípcios,  fenícios e gregos.

Quais foram as Primeiras descobertas de Química?

Depois foi a cerâmica em 8.000 a.C, em 300 D.C. a química recebe o nome de ‘alquimia’ (árabe: al = a), surgido em cerca 300 d.C. em Alexandria, no Egito, e se expandiu pela Europa nos séculos seguintes, até cerca de 1400 d.C.O químico Lavoisier descobriu que, durante as transformações químicas e físicas, ocorre a conservação da matéria (Lei da Conservação da matéria).

Foi com Lavoisier que se iniciou, na Química, o método científico, que estuda os porquês e as causas dos fenômenos químicos.

Em 1812 foi criado o Laboratório Químico-Prático no Rio de Janeiro, responsável pelas primeiras operações de química industrial no Brasil e por investigações da composição de minerais e vegetais, com resultados interessantes para a época.

Mas pouco tempo depois as atividades do laboratório se limitaram apenas a produção de alguns medicamentos. pouco tempo depois as atividades do laboratório se limitaram apenas a produção de alguns medicamentos.

Com o intuito de introduzir  os estudantes de química e futuros usuários com a nomenclatura de alguns produtos utilizados em um laboratório de química resolvemos escrever esse post citando o nome de cada um e explicando sua função:

Princípais Produtos Utilizados em um Laboratório

Agitador Magnético – Equipamento de laboratório com a função de agitar líquidos, possui um campo magnético e através de uma barra magnética ou peixinho, promove a agitação do líquido de forma homogênea. O agitador magnético pode ser: agitador magnético com aquecimento ou agitador magnético sem aquecimento.

Balança Analítica: a balança analítica foi uma das grandes descobertas da química, a partir do final do século XIX, movidos pelo desejo de produzir um instrumento mais robusto, menos dependente da prática do operador, menos sensível ao ambiente e que, acima de tudo, tornasse a operação de pesagem mais rápida surgiu o aperfeiçoamento da balança analítica. A balança analítica tem como característica a pesagem com precisão de 0,0001mg.

Balão Volumétrico: vidraria para laboratório utilizada no preparo de soluções.

Banho Maria Digital–  Conhecido como banho maria para laboratório pode ser um banho maria analógico ou um banho maria digital, as substâncias de um laboratório que não podem ir diretamente ao fogo são aquecidas em um banho maria para laboratório.

Barrilete para Água Destilada– Após o processo de destilação a água precisa ser armazenada, o armazenamento pode ser feito em um barrilete de pvc com tampa e visor de nível.

Bico de Bunsen: Foi uma das descobertas mais antigas da química, esse queimador é na verdade um regulador da chama de gás.

Bomba de Vácuo de Laboratório O principio de funcionamento é o deslocamento positivo, o processo envolve a criação de um vácuo, expandindo para uma câmara.  Um exemplo é a bomba de palheta rotativa que consiste em palhetas que giram dentro de uma cavidade. As bombas de vácuo para laboratório possuem alguns componentes que são essenciais para uso em laboratório, o ideal é que a bomba de vácuo isenta de óleo para não contaminar o produto.

Bureta  – Confeccionada em vidro a bureta é um varão de vidro com uma torneira na ponta,  a bureta de vidro é utilizada em titulações.

Cadinho: Normalmente feito em porcelana ou vidro, o cadinho  de porcelana é muito utilizado em reações onde se necessita de alta temperatura em mufla.

Capela de Exaustão – Conhecida também como capela de exaustão de gases ou capela química tem a a função importantíssima de exaurir os gases provenientes das reações químicas entre os reagentes de laboratório.

Chapa Aquecedora para Laboratório: Possui a função de aquecer substâncias com precisão e segurança, a chapa aquecedora pode ser confeccionada no modo analógico e digital.

Destilador de Água para Laboratório: Aparelho que promove a destilação de água, promove a retirada dos sais minerais, o destilador de água tipo pilsen deve ser robusto e de fácil limpeza e manutenção.

Espectrofotômetro-Possui a função de  medir a quantidade de luz de um comprimento de onda que passa através de um meio. Com isso, a amostra apresentará um grau de absorbância ou transmitância ao ser atravessada por um feixe de luz monocromático em um determinado comprimento de onda.

Estufa de Esterilização – Utiliza o vapor seco, o uso da estufa de esterilização não é recomendado em ambiente hospitalar, o recomendado pela Anvisa é a autoclave. A Autoclave Vertical é de grande aplicação em laboratórios de pesquisa e indústria.

Estufa Bacteriológica– Também conhecida como estufa microbiológica é utilizada na área de microbiologia para a incubação de amostras, a estufa bacteriológica precisa ter um excelente controle de temperatura para o perfeito crescimento dos meios . Possui porta de vidro internamente para melhor visualização das amostras.

Funil de Buchner – Utilizado principalmente na filtração a vácuo de produtos químicos, o Funil de Buchner é comercializado sob diversos tamanhos e, além disso, pode conter ou não uma placa porosa.

Mesa Agitadora – Também conhecida como Mesa Agitadora Shaker possui a função de agitar vários frascos e facilitar a rotina do operador de laboratório, a mesa agitadora pode ter diversos tipos de plataforma podendo configurar para diversos tipos de frascos, normalmente frascos erlenmeyer.

Microscópio Óptico Equipamento para laboratório que possui um sistema óptico utilizado na obtenção de imagens ampliadas de objetos de dimensões extremamente pequenas – pode ser encontrado em praticamente todo ambiente de análises e pesquisas.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])