Compartilhe esse conteúdo:

Você Precisa Comprar produtos para Laboratório?

 

Os laboratórios exigem uma compreensão profunda das necessidades, propósitos e riscos específicos associados a cada um deles. Alguns desses requisitos são específicos para uma indústria (por exemplo, farmacêutica, química) ou para uma atividade (por exemplo, fabricação de pequenos volumes de produtos de alta potência, trabalho com agentes biológicos).

Laboratórios Analíticos e de Qualidade

Em laboratórios analíticos e de qualidade, os produtos e materiais são testados em relação à conformidade com as especificações e à ausência de impurezas. Esses laboratórios são um componente essencial da produção e da cadeia de abastecimento.

Laboratórios de Biossegurança

O objetivo dos laboratórios e suítes de biossegurança é a contenção de agentes biológicos potencialmente prejudiciais. A contenção é obtida por meio de uma combinação cuidadosa de métodos, instalações e equipamentos. Os níveis de contenção vão de BSL1 ao nível mais alto de BSL4.

Salas limpas

Em salas limpas, o número de partículas de poeira permitidas por volume de ar define a classificação da sala limpa. Todos os aspectos das pessoas e fluxos de materiais, os sistemas mecânicos e os acabamentos das salas devem ser consistentes uns com os outros. O projeto e a engenharia devem seguir a classificação “ISO 14644-1” – “FED STD 209E” – “BS 5295” ou “GMP EU”.

Laboratórios Clínicos e Médicos

Esses laboratórios estão equipados para testes de diagnóstico em amostras de tecido, sangue e outros pacientes. Eles podem ser subdivididos em vários processos, como patologia, sorologia, histologia, virologia, bacteriologia e biologia molecular com tecnologias de PCR.

Laboratórios Incubadores

Os laboratórios que realizam trabalhos microbiológicos e de cultura de células ou tecidos requerem incubadoras para proteger essas culturas do meio ambiente. Parâmetros como temperatura, umidade e níveis de O 2 e CO 2 precisam ser controlados.

Laboratórios de Produção

A produção piloto ou laboratórios de pequeno volume como um aumento de escala entre a P&D e a produção comercial, ou para a produção para ensaios clínicos, formam uma categoria própria. Esses laboratórios podem ser encontrados nos setores farmacêutico, de biotecnologia e de ciência e tecnologia. Muitas vezes, atenção especial deve ser dada à contenção e à qualidade do ar.

Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

Esta categoria cobre um amplo espectro de laboratórios com várias qualificações de risco e requisitos de contenção, como: PBOEL, Laboratórios de Biossegurança, laboratórios com riscos radioativos, etc. Também laboratórios especializados para pesquisa de sementes, culturas, materiais e ciências da vida fazem parte deste categoria.

Os laboratórios requerem uma variedade de equipamentos para uso em laboratório e produtos para laboratório  para realizar testes e pesquisas. Esses equipamentos básicos de laboratórioem  geral  podem ser encontrados em vários laboratórios em diferentes disciplinas e mercados.

 

Considerações gerais antes de adquirir produtos para laboratório:

 

Existem três grandes considerações: requisitos, espaço de laboratório e orçamento. As necessidades do seu laboratório dependem de quais são os requisitos do trabalho de laboratório que você está fazendo. 

 

Além disso, o espaço do laboratório e da bancada são uma mercadoria, portanto, o tamanho / capacidade / dimensões do equipamento e sua portabilidade são pontos importantes.

Para um projeto inicial de um laboratório básico listamos alguns produtos para laboratório e suas respectivas funções.

Micropipeta Automática: Micropipetas que podem medir líquidos em microlitros (μL) com precisão e são mais comumente usadas em experimentos, pesquisas e análises no campo das ciências da vida.

 

 

Microscópio Óptico: Exerce a  função de criar uma imagem ampliada de um espécime consiste em três funções básicas de “obter uma imagem clara e nítida”, “alterar uma ampliação” e “colocar em foco”. Um sistema óptico para implementar essas funções é denominado sistema óptico de observação.

 

 

Centrífuga de Laboratório: Uma centrífuga é um equipamento  de laboratório usado para a separação de fluidos, com base na densidade. A separação é conseguida girando uma cruzeta  contendo material em alta velocidade; a força centrífuga empurra materiais mais pesados ​​para baixo do tubo para centrífuga fazendo a separação.

 

 

Balança Analítica de Precisão: As balanças analíticas são projetadas para medir pequenas amostras . As balanças analíticas são instrumentos de medição de precisão usados ​​em análises químicas quantitativas, para determinar a massa de objetos sólidos, líquidos, pós e substâncias granulares. Hoje, a balança eletrônica usa o princípio da restauração da força magnética, oferecendo legibilidade de até 0,0001 g.

 

Pipeta: Uma pipeta é um instrumento de laboratório usado para medir ou transferir pequenas quantidades de líquido, em volumes de mililitros (mL), microlitros (μL). É utilizado em uma ampla variedade de processos experimentais em química, biologia molecular (biotecnologia), ciências médicas, experimentos no campo das ciências naturais em geral, análises de alimentos e produtos químicos, inspeções de segurança alimentar e inspeções em exames clínicos.

 

 

 

Espectrofotômetro: Os espectrofotômetros medem a intensidade da luz em função do comprimento de onda e são comumente usados ​​para medir a concentração de um composto em uma solução aquosa. Dependendo do tipo de espectrofotômetro, diferentes comprimentos de onda de luz podem ser analisados. 

 

 

Autoclave Vertical : As autoclaves fornecem um método físico para desinfecção e esterilização. Eles trabalham com uma combinação de vapor, pressão e tempo. As autoclaves operam em alta temperatura e pressão para matar microorganismos e esporos.

 

 

 

 

Capela de Exaustão:  Um dos principais equipamentos  de segurança em um laboratório é uma capela de exaustão de gases . Uma capela de exaustão bem projetada, quando instalada e mantida de maneira adequadamente , pode oferecer um grau substancial de proteção ao usuário, desde que seja utilizada de forma adequada e suas limitações sejam compreendidas.

 

Estufa de esterilização: O equipamento de laboratório vem em uma variedade de formas e tamanhos diferentes, o que requer o uso de esterilização por calor em vez da esterilização química típica. A esterilização por calor seco é um método popular para esterilizar de forma rápida e eficaz uma ampla gama de produtos com muitas aplicações diferentes.

Destilador de água:  a destilação de água um método de tratamento de água que produz água livre de contaminantes convertendo a água em vapor antes de condensá-la e devolvê-la ao estado líquido. Durante o processo de evaporação, impurezas como bactérias, metais pesados ​​e arsênico são eliminados porque não conseguem se transformar em vapor. À medida que a água passa do estado líquido para o gasoso, esses contaminantes são deixados para trás na câmara de ebulição.

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])