Compartilhe esse conteúdo:

A Capela de Exaustão é um equipamento essencial no laboratório, exerce a função de proteção dos vapores tóxicos no ambiente laboratorial. Quando se realiza a manipulação de reagentes químicos, ácidos  e partículas que façam algum dano a saúde respiratória dos usuários do laboratório a capela de exaustão é primordial. A Capela de exaustão deve ser usada corretamente, confira abaixo algumas dicas de utilização da capela de exaustão.

A aferição da velocidade de exaustão deve-se usar um anemômetro com a janela ou anteparo completamente aberto, fazendo a leitura a uns 20 centímetros dentro da capela. Uma velocidade entre 0,6 e 1,0 m/s (metros por segundo) é adequada; abaixo do limite inferior não faz a retirada eficiente do ar, e acima de 1,0 m/s a turbulência pode prejudicar sua eficiência. A velocidade de exaustão deve dar conta de retirar aerossóis, gases e vapores. é importante diferenciar a capela de exaustão de gases e a capela de fluxo laminar, são equipamentos totalmente distintos.

Dicas de como utilizar corretamente uma capela de exaustão de gases:

 

  • Mantenha a área de trabalho da capela de exaustão limpa de contaminantes e de vidrarias de laboratório. O acúmulo de vidrarias e equipamentos para laboratório prejudica o fluxo de ar na capela de exaustão , criando também situações de retorno do contaminante para a atmosfera do laboratório (veja figura abaixo). Em adição, a presença de reagentes, resíduos e, sabe lá mais o que, cria uma situação real de acidente grave.
  • A capela de exaustão deve ter os controles de exaustão e iluminação do lado externo;
  • A porta de vidro ou de acrílico deve funcionar corretamente, caso contrário entrar em contato urgente;

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte: https://www3.uepg.br/crrq/seguranca-quimica/epi-epr-e-epc/capela/