Compartilhe esse conteúdo:

Assim como todo ambiente de trabalho oferece algum tipo de risco ao funcionário, seja por possuir uma escada ou um chão escorregadio, em laboratórios também é preciso se atentar a algumas situações e tomar precauções, já que nestes ambientes materiais para laboratórios, equipamentos para laboratórios e produtos para laboratórios se mal utilizados podem oferecem grandes riscos a segurança e a saúde de seus funcionários.

Um estudo mostrou que alguns acidentes que ocorrem em laboratórios podem ser evitados se cuidados forem tomados e seus colaboradores estiverem atentos aos perigos que correm. Não se pode considerar acidentes apenas as situações que visivelmente acontecem, como incêndio, explosão ou derramamento de produto para laboratório corrosivo, por exemplo. Acidentes também podem ocorrer de forma lenta, onde problemas se instalam pouco a pouco, como é o caso de funcionários desenvolverem algum tipo de doença ou lesão, por ficarem expostos por muito tempo a situações nocivas sem se protegerem.

O conhecimento dos riscos que um laboratório oferece não deve causar medo nem desistência da profissão, devem apenas incentivar o cuidado para que determinadas situações não ocorram. É a prevenção que minimiza o risco em um laboratório. O mais indicado é por meio da observação e informação, desenvolver estratégias que resultem em procedimentos seguros.

É importante realizar análises sobre os acidentes ocorridos, levantar os tipos de acidentes que podem acontecer, considerando o tipo de laboratório analisado e ainda produzir um plano de emergência, para garantir que a maior parte das situações que possam vir a ocorrer, tenha a mínima chance de causar grandes danos no ambiente e no profissional. Treinamentos também são bem vindos, não só para novos funcionários mas para todo o corpo de profissionais que dividem o mesmo espaço.

O uso de equipamentos para proteção individual (EPI’s) é essencial e inadmissível que funcionários deixem de utilizá-los. Alguns equipamentos para laboratórios garantem a diminuição de riscos de acidentes, como por exemplo, as Capelas de Exaustão de Gases, as Capelas de Fluxo Laminar e a Cabine de Segurança Biológica.

Estes produtos para laboratórios impedem que os usuários entrem em contato com gases tóxicos, além de evitar que o ambiente seja contaminado com estes vapores. O Chuveiro e Lava Olhos fornece socorro emergencial em caso de acidentes. Em qualquer atividade de laboratório é necessário conhecer os procedimentos básicos de segurança, tais como:
– Verificar a existência de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) no laboratório. Ex.: capela de exaustão, cabine de segurança biológica ( se for necessário) chuveiro de emergência, lavador de olhos, cobertor de segurança, extintor de incêndio no prazo de validade.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.