Compartilhe esse conteúdo:

O que é uma Câmara de Neubauer?

Apesar do recente desenvolvimento técnico dos laboratórios científicos, a câmara de Neubauer continua sendo o método mais utilizado para contagem de células em todo o mundo. Esta ficha técnica foi elaborada para ajudar pesquisadores experientes, bem como não experientes, a realizar a limpeza de uma câmara de Neubauer ou hemocitômetro

Como são Fabricadas as Câmaras de Neubauer?

Fabricadas em vidro óptico e consideradas instrumentos de alta precisão, as Câmaras de Contagem de Células ou também denominadas Câmara de Neubauer são úteis para realizar a contagem de células e/ou outras partículas em suspensão.

As células e/ou partículas que se deseja analisar são aplicadas no centro desta lâmina onde as malhas de leitura estão gravadas.

Você sabe como realizar a limpeza de uma Câmara de Neubauer?

Como todo material laboratorial exige cuidados, a limpeza é uma etapa muito importante que visa preservar o produto de laboratório, assim como garantir sucesso na análise do usuário final – caso contrário, a parte de metal da superfície da câmara assim como a sua grade podem ser removidas acidentalmente.

Nos modelos espelhados, as malhas de leitura são gravadas sobre uma fina camada de Ródio (Rh), destacando suas linhas e facilitando a visualização das amostras. Enquanto as demais possuem suas malhas de leitura gravadas diretamente na superfície de vidro.

Abaixo segue uma imagem que ilustra o desenho da malha presente na câmara de contagem de células.

 Cuidados básicos na hora da limpeza de uma Câmara de Neubauer

  1. Utilize água, álcool ou sabão neutro para higienizar a câmara;
  2. Enxugue-a com lenço de papel ou pano seco e limpo, livre de partículas;
  3. Se por ventura houver sujeiras mais densas, pode-se utilizar solução 1% de ácido clorídrico em álcool.

Observação: não se recomenda o uso de hipoclorito e fluidos abrasivos, pois os mesmos podem danificar a câmara e sua malha.

A SPLABOR tem em sua linha de produtos outros modelos de câmara de contagem.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.