Categories: Câmara Climática

Câmara Climática para testes de envelhecimento acelerado- Saiba Mais.

Um produto ou material , para ser colocado no mercado, deve ser devidamente projetado e testado .O Equipamento que se destina a realizar esses testes é uma Câmara Climática.

Testar um objeto antes de vendê-lo é de vital importância, pois os testes fornecem indicações – em todas as etapas que vão da ideia inicial ao produto acabado – para cada departamento envolvido em seu desenvolvimento.

Por exemplo, a equipe de P&D precisa entender quais materiais usar e quais evitar.

A equipe de controle de qualidade, por outro lado, avalia o processo de envelhecimento , a exposição externa, a exposição ao intemperismo , a exposição a uma determinada temperatura e assim por diante.

Qual a Função da Câmara Climática?

O período entre o planejamento e a comercialização deve respeitar um período fixo; isso significa que esse intervalo de tempo deve ser reproduzido artificialmente . Claro que você não pode esperar a reação de um objeto exposto ao sol por meses.

Estamos falando de métodos de teste de envelhecimento acelerado , o que significa reproduzir, artificialmente e em um tempo limitado, o que aconteceria em meses ou mesmo anos.

Os regulamentos que regem os diferentes tipos de testes são numerosos, cada um específico para o tipo de produto a ser testado. Deixe-nos mencionar alguns dos mais importantes (por exemplo, testes de envelhecimento acelerado para eletrônicos) com os produtos / áreas de aplicação relacionados:

Materiais têxteis – AATCC TM186, ISO 105-B02 , ISO 105 B-04
Materiais betuminosos – ASTM D1670 e ASTM D4799
Materiais plásticos – ASTM D4329 , ASTM D4674 , ASTM D208 e ASTMF1164 , ISO 4892-2 , ISO 7326-2016 , BS-2782-5
Automotivo – GM 9125P, SAE J2020, JIS-D 0205
Militar – MIL STD-810F
Componentes eletrônicos – IEC 60068-2-60 e DIN 40046-37
Cosméticos ISO 22716

Existem diferentes tipos de testes de envelhecimento acelerado que podem ser realizados em uma Câmara Climática para Laboratório: por exemplo, os efeitos do sol, da chuva e do orvalho . Estamos falando de radiações UV e Xenônio, através de lâmpadas específicas para as primeiras, através de testes com temperatura e umidade controladas

Mas o que os agentes externos podem causar nos produtos?

Perda de cor
Perda de solidez
Rachaduras e divisões
Mau funcionamento
No entanto, os casos mais arriscados dizem respeito a produtos que entram em contato com o corpo humano mais do que outros. depois de ser colocado no mercado

Alimentos e cosméticos merecem uma discussão mais aprofundada.

Tanto os cosméticos quanto os alimentos devem preservar o odor, a cor e as propriedades organolépticas e químicas .

O teste de envelhecimento acelerado em cosméticos , testa primeiramente a vedação dentro da embalagem, com condições específicas de temperatura e umidade, e a possível contaminação por micróbios, que pode ocorrer tanto durante a produção quanto no uso pelo consumidor final.

Quanto ao teste de envelhecimento em alimentos (ou bebidas) , os padrões de referência são muito rígidos, especialmente na Europa. Os testes, neste caso, são realizados para determinar primeiro as condições de comercialização e, depois, o prazo de validade, tempo em que o alimento mantém sua qualidade e segurança . Este último é essencial para determinar a data de validade.

Dúvidas sobre Câmaras Climáticas? Consulte nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas (sp@splabor.com.br)

SPLABOR