Compartilhe esse conteúdo:

Qual a função de um Gabinete de Segurança Biológica?

O objetivo do nosso post de hoje é esclarecer os leitores do nosso blog a respeito da cabine de segurança biológica e ou gabinete de segurança biológica.

O que é Biosegurança Laboratorial?

Ambos os equipamentos envolvem normas de biosegurança em laboratórios. Biossegurança é um conjunto de ações que visa prevenir e minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino que, somadas às atitudes éticas,tendem a conservar a saúde do trabalhador e de todos a sua volta.

Acidentes em laboratório são mais comuns do que se imagina.

Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção, que consistem de combinações de práticas e técnicas de laboratório

Quem é o responsável por avaliar riscos nos laboratório?

O responsável pelo laboratório ou pela instalação do mesmo deve realizar uma  avaliação dos riscos e pela aplicação adequada dos níveis de biossegurança, em função dos tipos de agentes e das atividades a serem realizadas.

Uma avaliação de risco deve ser efetuada antes de se iniciar o trabalho que envolve a Cabine de Segurança Biológica .

Conhecendo os Níveis de Biosegurança

O nível de Biossegurança 1 é adequado ao trabalho que envolva agentes bem caracterizados e conhecidos por não provocarem doença em seres humanos sadios e que possuam mínimo risco ao pessoal do laboratório e ao meio ambiente.

O nível de Biossegurança 2 é adequado para qualquer trabalho que envolva sangue humano, líquidos corporais, tecidos ou linhas de células humanas primárias onde a presença de um agente infeccioso pode ser desconhecida.

Embora os organismos rotineiramente manipulados em um Nível de Biossegurança 2 não sejam transmitidos através de aerossóis, os procedimentos envolvendo um alto potencial para a produção de salpicos ou aerossóis que possam aumentar o risco de exposição destes funcionários devem ser conduzidos com um equipamento de contenção primária ou com dispositivos como a Cabine de Segurança Biológica .

No Nível de Biossegurança 3, utilizada para protegerem os funcionários e o meio ambiente contra a exposição aos aerossóis potencialmente infecciosos. Todas as manipulações laboratoriais deverão ser realizadas em uma cabine de segurança biológica.

Nível de Biossegurança 4 incluem a exposição respiratória aos aerossóis infecciosos, exposição da membrana mucosa e/ou da pele lesionada às gotículas infecciosas e a auto-inoculação.

Todas as manipulações de materiais de diagnóstico potencialmente infeccioso, substâncias isoladas e animais naturalmente ou experimentalmente infectados apresentam um alto risco de exposição e infecção aos funcionários de laboratório, à comunidade e ao meio ambiente.

O completo isolamento dos trabalhadores de laboratórios em relação aos materiais infecciosos aerossolizados é realizado primariamente em cabines de segurança biológica e equipamentos de proteção individual.

Uso Incorreto dos Equipamentos de Laboratório

O uso incorreto de equipamento de laboratório como : micropipetacentrífuga de laboratório e homogeneizador de laboratório pode produzir  quantidades de aerossóis potencialmente infectantes.
Quando houver risco de contaminação por aerossóis, recomenda-se o emprego de capelas de segurança biológica.

Fluxograma para a escolha do equipamento de proteção ideal

O fluxograma abaixo orienta o usuário de como escolher a melhor cabine de segurança biológica e capela de fluxo laminar. Consulte nossa equipe de especialistas .

Abaixo segue o mapa de risco dentro de um laboratório de biologia molecular, note que as áreas de maior risco são :sala de extração de DNA, sala de extração de RNA , eletroforese e fotodocumentação.

Dúvidas sobre Cabine de Segurança Biológica ou Gabinete de Segurança biológica ? Solicite mais informações para nosso departamento comercial.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte:http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/boas_praticas/modulo1/biosseguranca.htm

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_microbiologiaclinica_controle_infechospitalar.pdf

https://limhc.fm.usp.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Manual_Guia_de_Boas_Praticas.pdf