Compartilhe esse conteúdo:

Precisa comprar uma Bomba a Vácuo?

Primeiramente,  em nosso blog vamos dar dicas sobre bomba de vácuo, o que é uma bomba a  vácuo, como funciona uma bomba a vácuo e todas as aplicações da bomba a vácuo. Preparados?

O que uma Bomba a Vácuo?

Uma  bomba a vácuo de laboratório é uma ferramenta adaptável que pode ajudar uma ampla diversidade de cientistas e engenheiros de pesquisa.

Onde são utilizadas Bomba a Vácuo

Bombas a  vácuo são usadas rotineiramente em laboratórios para as seguintes finalidades: para fornecer sucção para conduzir a aspiração ou filtração de amostras líquidas ou suspensas.

Também, para induzir ou controlar a evaporação do solvente reduzindo a pressão de vapor, como em fornos , evaporadores rotativos , secadores de gel e concentradores.

Qual a função da Bomba a Vácuo?

As duas primeiras dessas aplicações representam a grande maioria dos usos para os quais as bombas de vácuo de laboratório são adquiridas em laboratórios de química e ciências biológicas, portanto, serão o foco deste artigo.

Vale ressaltar desde o início que as bombas de vácuo de laboratório são projetadas para movimentar ar ou vapores, e não para bombear líquidos ou suspensões diretamente.

Como comprar uma Bomba de Vácuo?

As bombas de vácuo de laboratório são especificadas com duas unidades diferentes: o “vácuo final” e a “velocidade de bombeamento”.

É importante entender como usar esses dados ao selecionar a bomba a vácuo  certa para o seu laboratório.

O vácuo final é o nível de pressão mais baixo (vácuo mais profundo) que a bomba pode fornecer.

Por definição, é o ponto em que a vazão cai a zero, ou seja, a bomba não consegue mais movimentar os vapores.

Visto que, para aplicações evaporativas, um aspecto essencial do desempenho da bomba de vácuo é afastar os vapores de uma aplicação, você deve permitir algum amortecimento entre o vácuo real que você precisa atingir e a especificação da bomba que você escolher.

Por exemplo, à temperatura ambiente, a pressão de vapor da água é de cerca de 20 Torr.

Se o seu objetivo é usar o vácuo para evaporar a água em temperatura ambiente, você deve usar uma bomba com um “vácuo final” de um pouco menos de 20 Torr, ou a bomba mal será capaz de mover o vapor da aplicação.

A outra especificação principal é a velocidade de bombeamento, também conhecida como “taxa de fluxo” ou “deslocamento de ar livre”.

Esta unidade é definida como a taxa máxima de movimento do vapor de que a bomba é capaz; isso ocorre em condições nas quais nenhum vácuo está sendo produzido.

Em outras palavras, esta unidade descreve o desempenho da bomba sob condições nas quais a bomba atua como um ventilador.

 Embora isso dê uma indicação geral da capacidade de bombeamento relativa, ninguém usa uma bomba de vácuo como ventilador; para cumprir seu propósito, ele deve bombear contra a resistência do vácuo.

Com duas unidades que descrevem o desempenho da bomba em termos gerais, mas não em condições operacionais reais, como você escolhe a bomba certa e compara modelos de vários fabricantes?

Conclusão sobre a Escolha da Bomba de Vácuo

A melhor abordagem é estudar as curvas de desempenho da bomba de vácuo . Essas curvas mostram o desempenho na região entre o vácuo final e as especificações de velocidade de bombeamento.

Essas curvas são importantes porque duas bombas com especificações idênticas de acordo com essas duas unidades podem, na verdade, ter um desempenho muito diferente.

Por exemplo, conforme o vácuo aumenta e a velocidade de bombeamento cai para zero no vácuo final, a taxa na qual a velocidade de bombeamento diminui influencia o tamanho da bomba a vácuo  que você precisa comprar.

Uma bomba de vácuo pode ter perdido apenas 10% de sua velocidade de bombeamento no vácuo no qual outra bomba – com as mesmas especificações – perdeu 50% de sua velocidade de bombeamento especificada. Para compensar, você precisaria comprar uma bomba muito maior para a mesma aplicação.

Dúvidas sobre bomba a  vácuo entre em contato conosco.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])