Compartilhe esse conteúdo:

O que são Bombas à Vácuo para laboratório?

A bomba à vácuo para laboratório  é um equipamento ajustável que pode atender a uma ampla variedade de necessidades de pesquisa para pesquisadores e cientistas. As bombas a vácuo para laboratório são fabricadas para diminuir a pressão do sistema, reduzindo o ponto de ebulição de uma solução.

Uma vez que o ponto de ebulição é reduzido, a solução evapora a uma temperatura baixa que por sua vez diminui a degradação da amostra. As bombas a vácuo incluem diversos tipos de  bombas.

Qual a função de uma Bomba a Vácuo no laboratório

  1. Bomba à Vácuo no laboratório remove partículas de ar ou gás. A função principal é remover partículas de ar e gás de um recipiente. Isso cria um vácuo.
  2. Tem muitas aplicações industriais. As aplicações são quase infinitas. É frequentemente usada na fabricação de eletrônicos,  materiais semicondutores e revestimento de vidro. As bombas à vácuo de laboratório também são usadas em pesquisas científicas como microscopia eletrônica, evaporador  rotativo, estufa à vácuo  radioterapia e processos farmacêuticos.

Onde são utilizadas Bombas à Vácuo no laboratório?

As bombas à vácuo são amplamente utilizadas no laboratório para a realização de experiências e testes. São indispensáveis para a manutenção de um ambiente controlado e isento de impurezas, o que é essencial para garantir resultados precisos.

Algumas das principais aplicações das bombas à vácuo no laboratório incluem:

– Evaporação: A evaporação é uma técnica comumente utilizada em laboratórios para concentrar soluções. A aplicação da bomba à vácuo permite remover o solvente mais rapidamente, resultando na concentração desejada.

– Destilação: A destilação é outra técnica comumente utilizada em laboratórios e consiste na separação de misturas baseadas na diferença de pontos de ebulição. A aplicação da bomba à vácuo permite remover o produto final mais rapidamente, resultando na separação desejada

Quais os Modelos mais utilizados de Bomba à Vacuo no laboratório

Existem diversas opções de bomba à vácuo no mercado: bomba de vácuo com alta resistência química, bomba de vácuo isenta de óleo, bomba de vácuo com palhetas rotativas, bomba de alto vácuo, bomba de vácuo de pistão isento de óleo

Para que serve uma Bomba á  vácuo com alta resistência química

As bombas a vácuo no laboratório com resistência química são para trabalhos com produtos químicos corrosivos são utilizados alumínio fundido. Ou opcionalmente é aplicado um revestimento extra com tratamento anti corrosivo em inox nos locais de contato com o produto corrosivo como cabeçotes, válvulas, pistão e tampa de válvula. Algumas vantagem de se utilizar a bomba á vácuo para laboratório com resistência química é a maior durabilidade.

Como Calcular a Vazão de uma Bomba à Vácuo ideal?

Para cálculo da vazão de uma bomba a vácuo para laboratório necessitamos de 3 requisitos básicos:

  • Volume do reservatório a ser evacuado = V (m³)

  • Pressão final desejada (mbar) = P2 (mbar)

  • Tempo para atingir pressão final desejada = t (horas)

Considerar pressão inicial P1 = 1013 mbar

Vazão da bomba a ser calculada = Q (m³/h)

Exemplo:

Para que exatamente você usará o sistema de bomba à vácuo ? A aplicação da bomba à vácuo  determina as faixas de pressão que o sistema deverá atender

Conclusão sobre o uso da Bomba à Vácuo no laboratório

O uso da Bomba à Vácuo no laboratório oferece muitas vantagens, desde maior precisão nas medições e melhor uniformidade nos testes até um aumento significativo na segurança.

Quando combinado com outras ferramentas de laboratório, como reagentes químicos e meios de cultura, ele pode auxiliar enormemente na realização de experimentos para obter os resultados esperados. No entanto, é importante lembrar que o uso incorreto dessa bomba pode fazer com que os dados colhidos acabem não tendo o valor desejado para suportar como entenderam os experimentos feitos.

Embora as bombas de palhetas rotativas isentas de óleo tenham sido tradicionalmente usadas por sua confiabilidade, baixo custo e tecnologia comprovada.

  • Bomba à vácuo que não contamine os gases do processo ou o ambiente circundante
  • Produzem baixos níveis de ruído
  • Desfrute de longos intervalos de manutenção
  • Não exigem substituições e descartes de óleo dispendiosos em seu aparelho de bomba à vácuo

Espero que este artigo lhe tenha dado algumas informações úteis sobre o uso de bombas à vacuo em laboratórios. Com as orientações básicas, você já está pronto para começar a trabalhar com segurança e no controle com uma Bomba à Vácuo. É importante lembrar que cada laboratório possui suas particularidades e é necessário que os cuidados durante a operação sejam respeitados para evitar acidentes.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])