Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Banho Termostático ? Quais Análises ele é utilizado? Por que você precisa desse equipamento no laboratório

No mundo dinâmico da ciência e da pesquisa, ferramentas avançadas são essenciais para obter resultados precisos e confiáveis. Um desses aliados vitais é o banho termostático, uma maravilha tecnológica que desempenha um papel fundamental em diversas análises laboratoriais. Neste post, vamos mergulhar no mundo do banho termostático, explorar suas aplicações em análises científicas e descobrir por que ele é um equipamento imprescindível para qualquer laboratório.

Além disso, prepare-se para se surpreender com algumas curiosidades fascinantes ao longo do caminho!

Banho termostático é um equipamento de laboratório desenvolvido para testar diferentes tipos de corpos de prova em água a uma temperatura controlada , por um período de tempo pré-determinado.

Podemos distinguir diferentes tipos de banhos termostáticos de laboratório de acordo com vários requisitos de controle de temperatura e fluxo de água.

 

 

O que é um Banho Termostático?

Imagine um equipamento que pode controlar com precisão a temperatura de líquidos e substâncias, criando condições ideais para experimentos científicos. Esse é o banho termostático! Ele consiste em um recipiente onde a temperatura pode ser ajustada e mantida de maneira constante, proporcionando um ambiente estável para amostras que requerem condições térmicas controladas.

 

Quais Análises ele é Utilizado?

As aplicações do banho termostático abrangem uma ampla gama de campos científicos. Em laboratórios químicos, ele é indispensável para reações que dependem de temperaturas específicas. Na área biológica, é utilizado para cultivo de microrganismos e experimentos enzimáticos sensíveis ao calor. Além disso, laboratórios médicos confiam no banho termostático para análises clínicas que exigem consistência térmica, como testes de coagulação sanguínea. A versatilidade desse equipamento é verdadeiramente notável!

Como usar um Banho Termostático no Laboratório?

As vidrarias de  laboratório  que contêm o produto em teste a ser aquecido são colocados em tanques cheios de água destilada, que basicamente constituem o equipamento .Na verdade, nos referimos a um banho termostático de laboratório também como um  banho maria de laboratório . A temperatura é gerenciada pelo operador através de um controlador que pode ser digital ou analógico.

 

Qual a função de um banho termostático no laboratório?

 

Um banho termostático  é usado para aquecer ou resfriar  as amostras. Algumas aplicações incluem manutenção de linhas celulares ou aquecimento de produtos químicos inflamáveis ​​que podem entrar em combustão se expostos a chamas. Um banho termostático geralmente consiste em uma unidade de aquecimento, uma câmara de aço inoxidável que contém a água e as amostras e uma interface de controle.

Por que Você Precisa desse Equipamento no Laboratório?

A precisão dos resultados é o coração da pesquisa científica, e é aí que o banho termostático. brilha intensamente. Experimentos sensíveis à temperatura podem ser arruinados por flutuações não controladas. O banho termostático oferece uma solução confiável, garantindo que as condições se mantenham constantes ao longo do experimento. Isso não apenas aumenta a confiabilidade dos resultados, mas também economiza tempo e recursos preciosos.

 

 

 

Diferentes tipos de banhos para laboratório oferecem funcionalidades adicionais, como um banho de água circulante que mantém uma temperatura mais uniforme ou um banho de água com agitação que mantém as amostras em movimento enquanto são aquecidas.

 

Solicite seu orçamento em banho termostático.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])