Compartilhe esse conteúdo:

Como escolher uma autoclave?

O setor de esterilização de um laboratório constitui a unidade mais importante para a garantia de qualidade sanitária. O calor úmido sob pressão possui uma das formas mais seguras de esterilização, além de ser um processo de baixo custo.

  • Qual será a utilização da autoclave? hospitalar, laboratório, indústria, farmacêutica etc?
  • Qual tipo de material pretende utilizar (esterilizar) na autoclave?
  • Qual a capacidade (litros) desejada para a autoclave ? Procura por um modelo de grande porte ou algo mais compacto?
  • Precisa que o equipamento tenha duas portas (instalação tipo barreira)? Ou apenas uma porta já seria suficiente?
  • Qualquer particularidade na qual precise que a autoclave apresente, mencione-a.

O primeiro aspecto importante a se levar em consideração ao escolher uma autoclave é o espaço que ela ocupará no ambiente, potência da rede elétrica, rede hidráulica, carga.

A esterilização por autoclave é realizada por vapor saturado sob pressão e destrói microrganismos pela ação combinada de temperatura , pressão e umidade.

As autoclaves são equipadas com instrumentos como termômetros, manômetros, que indicam temperatura e pressão nas câmaras internas devendo ser monitorados.

Como Avaliar o Desempenho da Autoclave?

O Indicador Biológico para Avaliação e Monitoramento em autoclave  deve ser utilizados em todos os ciclos, após o processo, o mesmo muda para cinza escuro para demonstrar que as ampolas foram processadas.

Os produtos esterilizados deverão ser liberados somente após a aprovação dos testes de esterilização realizados pelo indicador biológico.

Funcionamento da Autoclave

A autoclave é um equipamento que fornece um método físico de esterilização , matando bactérias, vírus e até esporos presentes no material colocado dentro do recipiente por meio de vapor sob pressão.

As autoclaves são uma parte crítica do controle eficaz de infecções, com uma infinidade de autoclaves para escolher.

Se você estiver substituindo uma autoclave para o laboratório existente e suas necessidades não forem alteradas, você pode comprar uma igual ou semelhante. Se você deseja comprar sua próxima autoclave, uma autoclave adicional ou sua primeira autoclave, há várias considerações importantes.

O princípio básico da esterilização a vapor, como realizado em uma autoclave, é expor cada item ao contato direto do vapor na temperatura e pressão necessárias pelo tempo especificado. Assim, existem quatro parâmetros de esterilização a vapor: vapor, pressão, temperatura e tempo.

O vapor ideal para esterilização é o vapor saturado seco e a água aprisionada (fração de secura ≥97%). 813, 819  A pressão serve como meio para obter as altas temperaturas necessárias para matar rapidamente os microrganismos.

 Temperaturas específicas devem ser obtidas para garantir a atividade microbicida. As duas temperaturas comuns de esterilização a vapor são 121°C (250°F) e 132°C (270°F). Estas temperaturas (e outras altas temperaturas) 830 devem ser mantidos por um tempo mínimo para matar os microrganismos.

 Os períodos mínimos de exposição reconhecidos para esterilização de produtos de saúde embalados são 30 minutos a 121°C (250°F) em um esterilizador de deslocamento por gravidade ou 4 minutos a 132°C (270°F) em um esterilizador pré-vácuo

Em temperaturas constantes, os tempos de esterilização variam dependendo do tipo de item (por exemplo, metal versus borracha, plástico, itens com lúmens), se o item é embalado ou desembrulhado e o tipo de esterilizador.

Validação em Autoclave

validação de autoclave é um procedimento térmico, realizado para verificar se a autoclave está funcionando da maneira correta. Essa verificação é feita por meio de testes químicos e biológicos, além da análise da uniformidade térmica do equipamento.

Diversas etapas são necessárias para a validação de autoclave, primeiramente, a instalação do equipamento é qualificada, onde é feita a verificação se os aspectos fundamentais da instalação da autoclave estão sendo seguidos adequadamente, de acordo com o disposto nas especificações do maquinário.

O próximo passo da validação de autoclave, é analisar se o equipamento funciona de acordo com sua fabricação original, sem que tenha ocorrido nenhuma alteração no sistema, que possa comprometer seu desempenho.

E por fim, constata-se se o produto funciona com pleno desempenho em todas as condições do processo de esterilização.

 

Dúvidas técnicas sobre autoclave? Consulte nossa equipe.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.