Compartilhe esse conteúdo:

Partindo da própria definição, o petróleo (combinação de moléculas de Carbono e Hidrogênio) possui caráter oleoso, cheiro característico e também é inflamável, além de possuir densidade menor em relação à água. Sua cor pode variar entre o negro e castanho escuro.

O departamento de Engenharia de Petróleo da UNICAMP relata que sua origem (acredita-se) esteja relacionada à decomposição de seres que compõem o plâncton – organismos tais como protozoários, celenterados e outros – causada pela reduzida oxigenação e ação de bactérias.

Com a decomposição destes seres e acúmulo dos mesmos, ao longo dos séculos, no fundo dos mares e lagos, eles foram pressionados pelos movimentos de crostas terrestres e transformaram-se na substância na qual estamos debatendo neste texto.

Em relação à extração no fundo do mar desta substância, há diversos processos que variam entre si, de acordo com a profundidade em que o óleo se encontra. Empresas petrolíferas investem cada vez mais na descoberta de novas reservas de petróleo já que o mesmo não é uma fonte renovável.

Autores relatam que não há “dois petróleos iguais”, devido à complexidade em sua composição. Com essa diferença, há influências nas propriedades, assim como também nas técnicas de refino utilizadas, definindo quais produtos podem ser obtidos.

Aprofundando um pouco mais o assunto, o desafio no manuseio desta substância não acaba somente no momento em que se extrai o petróleo da rocha, nas plataformas – mas continua nas etapas seguintes com o intuito de evitar problemas durante o transporte e nos processos de refinaria, como corrosão, incrustação ou até mesmo desativação dos catalisadores empregados nas refinarias. Tudo isso influenciado pela quantidade de sal presente no petróleo bruto.

O medidor de sal em petróleo bruto,  pode colaborar para o controle deste parâmetro ao longo de todo o processo, otimizando o tempo e as tarefas de um colaborador do segmento.

  • Conforme especificações da ASTM D 3230;
  • Melhore suas operações de dessalinização – rápida análise conduz a uma ação corretiva imediata;
  • Portátil para testes em campo ou laboratório – até 8 horas de operação contínua;
  • Analise rapidamente suas amostras de óleo com este equipamento e faça todas as mudanças operacionais necessárias para prevenir a corrosão de equipamentos e oleodutos devido a excessiva concentração de sal.

É válido ressaltar que há diversos outros equipamentos para laboratório na qual analisam outros parâmetros essências, e que contribuem cada vez mais para que um produto de qualidade e confiança seja comercializado.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso