Compartilhe esse conteúdo:

Qual a função das Vidrarias em um laboratório de Química?

As vidrarias de laboratório de química constituem um papel fundamental no ambiente laboratorial, sem as mesmas ficamos impossibilitados de realizar muitas análises. Foram criadas para  evitar acidentes no laboratório e realizar de forma correta sem incidentes as análises químicas.

Qual a principal  Característica?

O vidro de laboratório precisa ser resistente ao calor e a reações químicas. Por isso denominamos vidro de borossilicato.

O vidro no laboratório supera o plástico com sua alta resistência química contra muitas substâncias, incluindo ácidos, álcalis, solventes orgânicos, soluções salinas e água.

As únicas substâncias que podem destruir o vidro são o ácido fluorídrico, álcalis fortes usados ​​em altas temperaturas e ácido fosfórico concentrado.

Na cor âmbar é utilizada para proteger os reagentes químicos da luz.

Conhecendo as Vidrarias Mais Utilizadas no Laboratório

Becker de vidro-Recipiente cilindrico para utilizado para armazenar e transferir substâncias, misturar e aquecer.

Erlenmeyer –o frasco erlenmeyer possui a função de conter líquidos , fazer titulação, utilizado também em sistemas de filtração.

Proveta graduada- instrumento de medição de volumes, trata-se de um instrumento cilindrico, pode ter tampa ou não,

Balão volumétrico possui a função de preparação de líquidos em volumes exatos, usados em soluções, os balões volumétricos podem ser rolha de vidro ou rolha de poli.

Balão de fundo chato Utilizado para destilação, processo de separação de misturas líquidas ou eliminação de impurezas, onde serve de recipiente para o aquecimento do fluído até este entrar em ebulição.

Dicas para trabalhar com vidro nos laboratórios de química

Ao trabalhar com vidrarias  em laboratório de química , é importante lembrar suas limitações em relação ao estresse mecânico e choque térmico. Certifique-se de tomar medidas de segurança rigorosas em todos os momentos.

Ao induzir uma reação exotérmica, como quando você dilui o ácido sulfúrico, certifique-se de agitar e esfriar, e que a reação ocorra em um recipiente adequado.

Como a vidraria  resiste a produtos químicos

A vidraria reage minimamente com água e ácidos ao nível da superfície. Apenas pequenas quantidades são dissolvidas do vidro, através do qual uma camada de sílica gel se forma na superfície para impedir um novo ataque.

Precisando de Vidrarias para Laboratório? Entre em contato conosco.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.