Compartilhe esse conteúdo:

Qual a verdadeira função da Luva?

Para o meu primeiro texto para o blog da SPLabor, vamos começar falando um pouquinho sobre alguns diferentes tipos de luvas existentes, e para isso é bom começarmos pelo começo.

O que é EPI?


Primeiramente, precisamos entender o que é um EPI. Essa sigla significa “equipamento de proteção individual” e tem como objetivo nos prevenir de leves a graves acidentes seja dentro da área de trabalho, mas inclusive fora dela também.

A definição estabelecida para EPI pelo Ministério doTrabalho é “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.

Para que servem as Luvas?

E com isso as luvas entram não somente para nos proteger assim como um produto, nos defender de certos agentes microbiológicos, evitar o contato direto da nossa mão com uma análise por exemplo, ou, como falamos acima, nos ajudar na manipulação de alimentos.

Como as Luvas Protegem ?

As luvas estão voltadas diretamente às mãos e, em alguns casos, podem proteger, também, membros superiores de riscos existentes quando possuem proteção estendida até os ombros.

Esses riscos podem ser físicos (choques e queimaduras), mecânicos (abrasão, corte e perfuração), biológico (bactérias, fungos, vírus e outros) e químicos (exposição direta).


Nas diferentes atividades ou análises as quais exercemos, as luvas estarão sempre presente, e saber qual e quando usar influenciará na nossa proteção, diminuição alta dos riscos de acidentes oferecidos por certa atividade e diminuição de custos.

Como escolher a luva Certa?

Para cada diferente tipo de luva uma função, e saber a diferença ajudará na segurança e manuseio da atividade com eficiência.

O que são Luvas Criogênicas?


As luvas criogênicas são exatamente utilizadas para manipulação de tanques de nitrogênio líquido. Essas luvas devem suportar altas temperaturas negativas, uma vez que o nitrogênio líquido entre em contato com nossa pele poderá congelar a parte com contato em alguns segundos.

Imagem: Própria
Imagem: Própria

As luvas de látex são usadas para manuseio de agentes químicos, como álcoois e ácidos.
Essas luvas podem ter a presença de talco ou pó para ajudar no momento de vestir.

Imagem: SPLABOR
Imagem: SPLABOR

O que são Luvas Estéreis?

Já as luvas estéreis são utilizadas em procedimentos cirúrgicos ou em processos que devem ter controle de microrganismos totalmente controlados, evitando contato direto da nossa pele com meio manipulado.

Essas luvas possuem esterilização por alguma radiação (ionizante, gama),
visto que esterilizar por autoclave pode danificar toda luva, possuem utilização única, o comprimento no braço é um pouco maior que a luva de látex simples e sua embalagem deve ser apropriada para o processo de esterilização.

É importante ressaltar que para essas luvas o ideal é não ter o talco para que este não seja liberado no ar no momento do manuseio.

Imagem: Própria
Imagem: Própria

O que são Luvas de Nitrila?

As luvas de nitrila são utilizadas para manuseio de agentes químicos (bases, óleos, solventes, tintas, gorduras e graxas). São mais resistentes que o látex, a furos e abrasões, e podem ter coloração, comumente, azul, lilás/ roxa, preta para sua identificação.

Essas luvas podem ser utilizadas para manuseio de alimentos, visto que outros tipos de luvas podem causar alergias em quem manipula e esta chegar ao consumidor final.

Imagem: Própria
Imagem: Própria

O que são Luvas de Vinil?

As luvas de vinil são luvas livres de látex e compostas de resina vinílica oferecendo boa resistência, não possuem borracha natural, não esticam, e devem ser usadas no tamanho correto da mão, são transparentes e não estéreis. Também podem ser utilizadas para manuseio de alimentos.

Imagem: Própria
Imagem: Própria

Para que serve a Luva Para Alta Temperatura?

Existe também luvas para conseguir manusear temperaturas altas positivas, são os casos quando precisamos tirar algum utensílio ou vidraria de laboratório da autoclave, forno mufla ou de equipamentos para laboratório que trabalham em altas temperaturas. Essas luvas costumam ter comprimento até os ombros para elevada proteção.

Imagem: SPLABOR
Imagem: SPLABOR

Para que serve a Luva Criogênica?

Além das luvas para quente, existem luvas para temperaturas frias que suportam graus negativos protegendo nossas mãos com revestimento interior. Para parte da palma da mão, o ideal é a luva apresentar antiderrapante para que se tenha maior e melhor aderência com objeto devido a umidade. Essas luvas são utilizadas nas câmaras frias, geladeiras de grande estoque.

Imagem: Danny.com.br
Imagem: Danny.com.br

Seja qual luva de laboratório que for usar é, sempre, necessário verificar o tamanho e usá-la correspondente para que a luva não fique apertada na mão impedindo os movimentos, ao usar um tamanho menor, e também não fique com sobras e folgas principalmente nos dedos para não dificultar no manuseio, aousar um tamanho maior.


As luvas de látex, seja qual for o tipo, são de uso único, então após usá-la deve-se fazer o correto descarte evitando que seu destino seja no meio ambiente. Em alguns casos e diferentes manuseios é necessário que as luvas descartadas sejam esterilizadas para em seguida serem
descartadas. As luvas de nitrila o ideal é uso único também, já as luvas de temperatura e para criogenia podem ser reutilizadas, desde que estejam íntegras e em bom estado, mas após uso, sempre devem ser limpas.

Referências

Disponível em:
http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr6.htm
Acesso em 17/07/2021

Disponível em:
https://casadoepi.com.br/2018/08/tipos-de-luvas-de-protecao-qual-a-ideal-para-o-seu-trabalho/
Acesso em 18/07/2021

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

 

Esse texto foi de contribuição de :
Barbara Barbosa de Melo
Graduanda em Química | FTESM
Técnica em Química | Colégio Souza Marques
 Sigam no Instagram @dona_quimica🧪