Pipetas Graduadas e volumétricas, Macropipetador, Micropipeta e Suportes

Pipeta

Pipeta é um tubo de vidro utilizado em laboratórios para medição e transferência precisa de líquidos.

       
Pipeta Pasteur (Transferência) - Capacidade 3 ml - Pacote com 500 Unidades
Pipeta Pasteur
Pipeta volumétrica 2 traços esgotamento parcial
Pipeta Volumétrica
Micropipeta Monocanal de Volume Variável - Série ´´Soft´´ - Com ejetor automático de ponteiras - Parte inferior removível para que possa ser autoclavada
Micropipeta
Macropipetador - (Pipeting Helper) - De 0 a 100 ml - Modelo Maneus
Macropipetador
       

As pipetas são classificadas como :

Muito útil em laboratórios, as pipetas são um tipo de vidraria.

 

Pipetas Graduadas e Pipetas Volumétricas

Para utilizar uma destas pipetas é também necessário uma própipeta ou pompete, um pipet-aid ou um macro-filler. Estes podem ser colocados na ponta superior da pipeta, produzindo um abaixamento da pressão de seu interior e provocando a aspiração do líquido de tal forma a preencher a pipeta no volume desejado.

Um outro tipo de pipetas, usado especialmente em laboratórios de análises clínicas que engloba laboratórios de biologia, bioquímica ou quando há a necessidade de se transferir volumes muito reduzidos, é a micropipeta. Esta permite medir pequenos volumes, da ordem de microlitros, porém, com precisão e exactidão geralmente inferiores às obtidas pelas pipetas graduadas e volumétricas de maior volume. Este tipo de pipeta utiliza pontas (no Brasil são chamadas ponteiras) descartáveis, feitas de polipropileno. O líquido aspirado por elas não entra ou não deve entrar no corpo principal da micropipeta, sob risco de adulterá-la e descalibrá-la.

Para biologia molecular, são utilizadas pontas com um filtro de polipropileno para não haver uma contaminação da micropipeta. A micropipeta pode ser digital e electrónica. A maioria das micropipetas são monocanais mas também existem micropipetas multicanais 8 e 12 canais. A micropipeta mais precisa do mundo é uma pipeta que mede zeptolitros e foi inventada pelo Brookhaven National Laboratory.

Na SP Labor você encontra Macropipetador, Micropipeta, Pipetador, Estojo para Esterilizar Pipetas, Lavador Automático de Pipetas, Suporte para Pipetas, e muito mais.