Compartilhe esse conteúdo:

O que é Viscosidade?

Vamos entender o que é viscosidade de uma forma prática? O abacateiro pode ser uma nova alternativa para a produção de biodiesel, de acordo com estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Segundo eles, o abacate apresenta vantagem em relação a outras oleaginosas estudadas ou usadas para a produção de biocombustível, como a soja. O motivo é que do mesmo fruto é possível extrair as duas principais matérias-primas do biodiesel: óleo (da polpa) e álcool etílico (do caroço).

Não são todos os óleos vegetais que podem ser utilizados como matéria-prima para produção de biodiesel, pois alguns apresentam propriedades não ideais, como alta viscosidade ou quantias elevadas de iodo, que são transferidas para o biocombustível e o tornam inadequado para o uso direto em motor de ciclo diesel.

O que é um Viscosímetro?

A extração do óleo e álcool do abacate ainda demanda investimentos em equipamentos laboratoriais. A utilização de um viscosímetro foi fundamental para garantir os resultados nos estudos acima.

O que faz um viscosímetro?

O viscosímetro é um equipamento utilizado para medir a viscosidade de fluídos. Podemos dizer que a viscosidade de um fluído é considerada a resistência interna para fluir de um fluido, ou seja, sua capacidade de se movimentar, sendo percebida como a “grossura” ou resistência de um fluído ao despejamento.

Entendendo a Viscosidade

Por exemplo, a água é “fina” e tem uma baixa viscosidade, já o óleo vegetal é “grosso”, tem menor velocidade de movimento ao ser despejado. Está relacionada ao controle de qualidade dos fluídos.

Tipos de viscosímetros

viscosímetro cannon fenske, viscosímetro copo ford, viscosímetro automático… No viscosímetro Cannon Fenske de escoamento por capilar, o fluido é obrigado a escoar por um tubo em forma de U, saindo de um reservatório e entrando em um bulbo de medição, e o tempo que o processo toma permite a avaliação do valor da viscosidade.

No viscosímetro copo ford a velocidade é relacionada com o tempo de esvaziamento de um copo de volume conhecido que tem um oríficio em sua base. Os orifícios de número 2 ,3 e 4 são utilizados para medir líquidos de baixa viscosidade, já os de número 5,6,7, e 8 são para líquidos de maiores viscosidade.

Assista o vídeo abaixo e confira detalhes sobre o viscosímetro

Conclusão

Viscosímetros são instrumentos que medem o fluxo de fluido e a viscosidade de líquidos. A viscosidade de um líquido pode afetar seu desempenho, seja bombeando ou canalizando, ou como ele se comporta para imersão e revestimento.

A medição da viscosidade, portanto, aplica-se a uma ampla gama de materiais, incluindo:

  • Óleo
  • Plásticos
  • Tintas
  • Revestimentos
  • Adesivos
  • Cosméticos
  • Asfalto

A medição de viscosidade e propriedades de fluxo também se aplica à produção de itens de consumo familiares, como alimentos e bebidas, creme dental, cosméticos e xampus.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte: http://agencia.fapesp.br/biodiesel-de-abacate/10601/