Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Viscosímetros Cannon Fenske?

Você já ouviu falar em viscosímetros Cannon Fenske? Se você trabalha com fluidos, especialmente líquidos viscosos, é provável que conheça essa ferramenta essencial para medir a viscosidade de substâncias. No entanto, se o termo ainda é novo para você, não se preocupe! Neste post vamos explicar tudo sobre os viscosímetros Cannon Fenske e como eles funcionam. Pronto para aprender mais sobre esse instrumento fundamental na indústria química? Então continue lendo!

O viscosímetro Cannon-Fenske é um instrumento usado para medir a viscosidade de líquidos. Ele usa um disco que gira em um tubo de ensaio e mede o tempo que leva para o disco fazer uma revolução. A viscosidade é a resistência do líquido à escoamento. Líquidos com alta viscosidade, como mel, são mais difíceis de escoar do que os líquidos com baixa viscosidade, como água.
O viscosímetro Cannon-Fenske é usado principalmente para testar a qualidade de óleos lubrificantes e combustíveis. É também usado na indústria farmacêutica para medir a viscosidade de fluidos especiais, como xaropes, cremes e emulsões.

Qual a função viscosímetro Cannon-Fenske

O viscosímetro Cannon-Fenske é um instrumento de teste de laboratório usado para determinar a viscosidade de líquidos. É um dispositivo que mede a resistência de um líquido ao escoamento. A viscosidade é uma medida da molhabilidade do líquido e é expressa em centipoise (cP).

O viscosímetro Cannon-Fenske é composto por um tubo vertical com uma bola no fundo e uma escala graduada na lateral. A bola é suspensa no líquido e o operador levanta o tubo até que a bola fique flutuando na superfície do líquido. A altura do tubo é então medida usando a escala graduada e convertida em centipoise pelo fator de calibração do instrumento. O viscosímetro Cannon-Fenske pode ser usado para medir a viscosidade de diversos líquidos, incluindo óleos, tintas e vernizes.

Como utilizar viscosímetro Cannon-Fenske

O viscosímetro é um instrumento que mede a viscosidade de um líquido. É usado principalmente para determinar a natureza do líquido e sua capacidade de fluir. Existem diferentes tipos de viscosímetros, mas o Cannon-Fenske é um dos mais populares. Aqui estão algumas instruções sobre como utilizá-lo:

1. Coloque o líquido a ser testado em um tubo capilar e certifique-se de que não há bolhas de ar presentes.

2. Insira o tubo capilar no viscosímetro e gire-o até que o marcador esteja na posição zero.

3. Agite o tubo capilar para remover quaisquer bolhas de ar presentes.

4. Gire o anel graduado até que a marcação seja alinhada com a linha central do tubo capilar. Isso permitirá que você determine quanto tempo leva para que uma gota do líquido caia pelo tubo capilar.

5. Anote o tempo registrado e compare com os valores fornecidos pelo fabricante para determinar o grau de viscosidade do líquido.

6. Após concluir o teste, certifique-se de limpar e secar o viscosímetro antes de armazená-lo em local seguro.
Esperamos que estes passos ajudem você a usar o viscosímetro Cannon-Fenske facilmente e corretamente.

Vantagens e desvantagens viscosímetro Cannon-Fenske

Os viscosímetros Cannon-Fenske medem a viscosidade de líquidos usando o método do tubo aberto. A vantagem desse tipo de viscosímetro é que ele pode ser usado para medir a viscosidade de líquidos com altas concentrações, como tintas e vernizes. Além disso, o viscosímetro Cannon-Fenske pode ser usado para medir a viscosidade de líquidos em uma faixa mais ampla de temperaturas do que outros tipos de viscosímetros. A desvantagem desse tipo de viscosímetro é que ele não pode ser usado para medir a viscosidade de líquidos com baixas concentrações, como óleos minerais.

Como comprar um viscosímetro Cannon-Fenske

O viscosímetro Cannon-Fenske é um instrumento que mede a viscosidade de um líquido. A viscosidade é a resistência de um líquido ao escoamento. O viscosímetro Cannon-Fenske tem uma escala que vai de 0 a 100 centipoise (cP). Os viscosímetros Cannon-Fenske são usados para determinar a qualidade do óleo, da gasolina e outros líquidos. Eles também são usados para monitorar o processamento de polpa e papel, bem como outras indústrias químicas e alimentares.

Hoje o nosso blog traz informações interessantes sobre o Viscosímetro Cannon-Fenske. Muitos usuários sabem para qual finalidade o mesmo é utilizado, porém possuem dúvidas em relação a qual faixa de viscosidade cada numeração abrange.

Devido a isso, segue abaixo uma tabela onde você encontrará todas as numerações disponíveis, a constante aproximada (cSt/seg) e a faixa de viscosidade (cSt) correspondente para cada um. A mesma vale tanto para líquidos transparentes, quanto para líquidos opacos

Ressaltamos que a unidade de medida da viscosidade informada na tabela é centistoke (cSt). Se por ventura deseja realizar a conversão para centipoise (cp), basta multiplicar a viscosidade em centistoke (cSt) pela densidade da amostra em questão.

Veja a tabela abaixo do Víscosímetro Cannon Fenske.

Diferença do viscosímetro Cannon-Fenske e outros viscosimetros

Os viscosímetros são instrumentos usados para medir a viscosidade de líquidos. A principal diferença entre o viscosímetro Cannon-Fenske e outros viscosímetros é o método usado para suspender o disco em suspenso dentro do tubo capilar. Outros tipos de viscosímetros, como o Saybolt Furol, usam uma bola de aço suspensa em um fio dentro do tubo capilar. No entanto, a bola pode afetar a precisão da medida da viscosidade. O Cannon-Fenske usa um disco em vez de uma bola e, portanto, é mais preciso.

Outra diferença entre o Cannon-Fenske e outros viscosímetros é o tamanho do tubo capilar usado. O Cannon-Fenske usa um tubo capilar maior que os viscosímetros convencionais, permitindo medir líquidos mais viscosos. Isso também resulta em maior precisão na medição da viscosidade. Por último, alguns outros tipos de viscosímetros não são capazes de medir a temperatura do líquido durante a análise enquanto o Cannon-Fenske é projetado para isso.

Os viscosímetros Cannon-Fenske são projetados para oferecer resultados de alta precisão e repetibilidade ao medir a viscosidade do fluido. Os instrumentos são construídos com materiais de qualidade e padrões de fabricação rigorosos, garantindo que os resultados sejam consistentes e precisos. Os viscosímetros Cannon-Fenske também são facilmente calibráveis, o que torna possível realizar medições de maneira confiável

Conclusão

Os viscosímetros Cannon-Fenske são projetados para oferecer resultados de alta precisão e repetibilidade ao medir a viscosidade do fluido. Os instrumentos são construídos com materiais de qualidade e padrões de fabricação rigorosos, garantindo que os resultados sejam consistentes e precisos. Os viscosímetros Cannon-Fenske também são facilmente calibráveis, o que torna possível realizar medições de maneira confiável.

Para acessar outros temas sobre VISCOSIDADE clique AQUI

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.