Compartilhe esse conteúdo:

 

Muitos clientes confundem a terminologia pipeta e pipetador, hoje em nosso blog vamos esclarecer esses termos. O que vem a ser uma pipeta? Uma pipeta é um tubo de vidro ou de plástico com um volume especificado e que é utilizada para a transferência de líquidos. Um pipetador é um auxiliar de pipetagem, ou seja ele é acoplado na pipeta para tornar o processo seguro e automatizado. Segue abaixo alguns modelos de pipetadores disponíveis  no mercado, o pipetador pi-pump. Como funciona o pipetador pi-pump?

Encaixar o pipetador Pi-Pump no bocal da pipeta (sorológica ou volumétrica), manipular a pipeta de maneira que a mesma fique com sua graduação de frente para o usuário, coloque a ponta de pipeta em contato com o reagente ou amostra à ser pipetada, com o polegar gire a roldana para sugar o reagente ou amostra desejada até o volume necessário. Para dispensar a amostra aperte o dispositivo que se encontra em baixo da roldana. Para uma boa utilização do Pi-Pump  utilize-o sempre com pipetas de volume próximo ao do pipetador em uso, isso garante melhor aproveitamento do acessório.

 

Outro Modelo também muito conhecido é o Pipetador Automático AID, chamado de controlador eletrônico de pipetas.

  • Próprio para aspiração e dispensação de pipetas com volumes de 0,1 a 100ml (vidro ou plástico).
    Filtro de membrana de 0,45 micra.
  • Bocal removível para permitir a autoclavagem a 121ºC por 15 minutos.
  • Capacidade: 0,1 a 100ml.
  • Controle de velocidade, chegando à máxima de aspiração de 25 ml em apenas 4 segundos.
  • Válvulas de sensibilidade para pipetas sorológicas de pequeno volume.

e ainda temos os modelos mais antigos que são os pipetadores de borracha ou pera de sucção A peras de sucção é usada para evitar que o usuário tenha contato direto com os líquidos . NUNCA PIPETAR COM A BOCA

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])