Compartilhe esse conteúdo:

A bureta é uma vidraria de laboratório que através de um suporte universal com garras e mufa deve ser colocada na posição vertical. Sua função está intimamente ligada a titulação.

 

 


O que é tilulação?

Partindo do conceito, titulação é um processo físico utilizado para determinar a concentração em valores específicos de uma substância desconhecida – podendo ser esta de natureza ácida ou alcalino-básica. Para momentos onde a substância de concentração desconhecida é um ácido, utiliza-se uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa. Em outras palavras, a titulometria inclui um grupo de métodos analíticos clássicos baseados na medição de uma quantidade de um reagente, de concentração exatamente conhecida, que é necessária para reagir completamente com o analito.

Leia mais sobre titulação AQUI.

Em uma bureta graduada , coloca-se a substância de concentração conhecida – no caso do exemplo acima, foi uma base – e sob ela um erlenmeyer contendo a solução de concentração desconhecida (ácida como pode ser observado) com algumas gotas de fenolftaleína

A bureta possui uma torneira, onde pode ser regulado cuidadosamente a abertura para chegar o ponto de equivalência da titulação, dependendo do balanceamento o titulante chaga ao titulado.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.