Compartilhe esse conteúdo:

Quer aprender tudo sobre a Bureta?

A bureta é uma vidraria de laboratório que através de um suporte universal com garras e mufa deve ser colocada na posição vertical. Sua função está intimamente ligada a titulação.

Componentes da Bureta

A bureta volumétrica ou de vidro consiste em um tubo de vidro graduado com uma torneira em uma das extremidades.O líquido preciso dispensado pode ser determinado pela marcação de volume dada na superfície do tubo de vidro.

Uma ponta é dada na outra extremidade da bureta de vidro que é usada para dispensar o líquido com precisão. A torneira ajuda a controlar o fluxo de líquido girando-a no sentido horário ou anti-horário.

Como usar uma Bureta de Vidro?

As buretas são vidrarias de laboratório com graduações inscritas em um tubo de vidro. A gravidade faz com que o fluido flua quando a válvula é aberta.

 Como funciona a Bureta Digital?

As buretas digitais  são mais precisas e usar a atuação física de um pistão para fornecer líquido. Elas usam  graduações de leitura digital.

Buretas digitais são buretas de pistão com codificadores lineares que medem a distância percorrida pelo pistão com altíssima precisão. O pistão acionado manualmente por meio de uma roda dentada ou motorizado.

Qual a Principal Função da Bureta?

Em uma bureta graduada , coloca-se a substância de concentração conhecida.

No caso do desenho acima, foi uma base,  e sob ela um erlenmeyer contendo a solução de concentração desconhecida (ácida como pode ser observado) com algumas gotas de fenolftaleína

A bureta possui uma torneira, onde pode ser regulado cuidadosamente a abertura para chegar o ponto de equivalência da titulação, dependendo do balanceamento o titulante chaga ao titulado.

O que é tilulação?

Partindo do conceito, titulação é um processo físico utilizado para determinar a concentração em valores específicos de uma substância desconhecida – podendo ser esta de natureza ácida ou alcalino-básica.

Para momentos onde a substância de concentração desconhecida é um ácido, utiliza-se uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.

Em outras palavras, a titulometria inclui um grupo de métodos analíticos clássicos baseados na medição de uma quantidade de um reagente, de concentração exatamente conhecida, que é necessária para reagir completamente com o analito.

Dúvidas sobre bureta e vidrarias de laboratório? Consulte nossa equipe.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.