Compartilhe esse conteúdo:

Vamos entender sobre as Vidrarias de Laboratório e sobre Pipetas Volumétricas?

Todo laboratório seja ele de pesquisa, universidade, indústria  realiza medições volumétricas diariamente, e essas têm um papel fundamental na rotina deste ambiente de trabalho. Uma das princípais vidrarias volumétricas  ou vidraria de laboratório é a pipeta volumétrica. Você conhece a pipeta volumétrica? Vamos entender a função da pipeta volumétrica?

O grau de exatidão requerido para cada medição é determinado pelo próprio usuário ou a metodologia na qual seguirá, e consequentemente, o instrumento volumétrico apropriado deve ser escolhido.

Analisando a categoria de instrumentos volumétricos para um ambiente laboratorial, pode-se encontrar balões volumétricos, pipetas volumétricas, pipetas graduadas, provetas, buretas e diversos outros.

Eles podem ser fabricados em vidro ou plástico e cada fornecedor oferecerá instrumentos volumétricos em uma ampla variedade de qualidades.

O texto do blog SPLABOR hoje irá abordar uma dúvida muito frequente entre os usuários de pipetas volumétricas, ou seja, muitos confundem o aspecto da pipeta volumétrica ser com um traço ou dois traços, e qual é a relação deste aspecto com a característica da pipeta ser de esgotamento total ou esgotamento parcial.

O que são Pipetas Volumétricas?

A nível de definição, como já explanado em nosso E-Book “Boas Práticas em Pipetagem a pipeta volumétrica possibilita o transporte de apenas uma determinada quantidade de volume – possui um bulbo cilíndrico contendo um tubo estreito em cada extremidade, e a marca do volume fica gravada na parte superior do tubo.

O que significa o fato da pipeta volumétrica ter um traço ou dois traços?

O(s) traço(s) fica(m) localizado(s) ao longo do(s) tubo(s) estreito(s) da pipeta volumétrica , ou seja, quando a pipeta é de apenas um traço, o mesmo fica localizado no tubo estreito superior do instrumento.

Onde os mesmos estão localizados?

Já quando é de dois traços, um traço estará localizado no tubo estreito superior da pipeta volumétrica, e o outro traço no tubo estreito inferior. Confira a imagem abaixo com as indicações para que compreenda perfeitamente a imagem da pipeta volumétrica.

Aquelas que possuem apenas um traço, são denominadas pipetas volumétricas de esgotamento total, ou popularmente como muitos dizem, pipetas de sopro. Já as que possuem dois traços, são pipetas volumétricas de esgotamento parcial.

IMPORTANTE: Não confunda os traços explanados acima, com os traços coloridos presentes no topo da pipeta (imagem abaixo – indicação em vermelho). Não abordaremos esse aspecto neste texto (espécie de códigos identificados por cores para facilitar a escolha ou referência).

Os modelos de pipetas volumétricas contidas no portfólio SPLABOR (para conhece-los, clique aqui), seguem as informações contidas na tabela abaixo:

Dúvidas sobre pipetas volumétricas ? Entre em contato com nossa equipe.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.