Compartilhe esse conteúdo:

O ambiente laboratorial é um lugar para realizar experimentos científicos, no entanto o laboratório é um lugar com vários tipos de risco eminente ao usuário, tendo em vista que vários produtos apresentam alta periculosidade. O uso de vestuário apropriado e equipamentos de proteção tais como: capela de exaustão, e chuveiro lava olhos são primordiais.   Nascido em 30 de março de 1811 na cidade de Göttingen (em português: Gotinga) na Alemanha, o inventor do bico de bunsen , Robert Wilhelm Eberhard Von Bunsen era o mais novo dos quatro filhos do bibliotecário da Universidade de Göttingen e professor de filologia moderna, Christian Bunsen.

O aquecimento através de um bico de bunsen requer conhecer os princípios de funcionamento.

 

O bico de bunsen funciona a gás, geralmente suas temperaturas chegam a 800°C.

Cuidados ao acender o bico de bunsen:

– Primeiramente, verifique se as válvulas do anel estão fechadas: o bico de Bunsen deve ser aceso com as janelas fechadas para evitar que a chama se recolha para o interior do tubo.
– A seguir, abre-se a válvula de gás da bancada. Feito isso, segure um fósforo aceso um pouco acima e ao lado da extremidade do tubo. Abra o registro e acenda a chama. A chama que se obtém é grande, amarela e luminosa. Abre-se em seguida a entrada de ar, lentamente, até que a chama se torne azul. Controle a quantidade de gás com o registro e gire o anel gradativamente até abrir por completo as janelas do bico de Bunsen. Se, durante o funcionamento do bico, ouvir-se um ruído típico, deve-se regular a entrada de ar e de gás lentamente.
– Eventualmente, quando a mistura de ar e de gás não estiver bem regulada, a queima se dá dentro do tubo. Se isto acontecer, apague imediatamente o bico de bunsen , não deixando o gás escapar, a fim de evitar explosões.
O método apropriado para desligar o bico é:
1) fechar a torneira da mesa do laboratório
2) fechar a entrada de gás do bico de Bunsen

Ao utilizar o bico de Bunsen, verifique a validade das mangueiras e, para evitar incêndios, certifique-se de que foram afastados todos os materiais e produtos químicos inflamáveis.

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

 

 Fonte da imagem: https://www.ebah.com.br/content/ABAAABHkEAJ/bico-bunsen