Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Medidor de Turbidez ou Turbidímetro Portátil?

Para caracterizar uma água são determinados diversos parâmetros, que são indicadores da qualidade da água e se constituem não conformes quando alcançam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso. A turbidez pode ser definida como uma medida do grau de interferência à passagem da luz através do líquido.

O equipamento turbidímetro pode ser para uso em campo ou bancada e  mede o grau de turvação – que é a concentração de partículas sólidas em determinada amostra, garantindo ou não a pureza do produto.

Os turbidímetros são instrumentos usados para medir a opacidade dos líquidos, que é uma medida da quantidade de partículas suspensas no líquido. A opacidade pode ser causada por diversos contaminantes, tais como microorganismos, minerais e metais. Os turbidímetros são usados em muitas industries para monitorar e controlar a qualidade dos produtos.

Se você está procurando uma técnica eficiente para realizar análises de água em seu laboratório ou em ambientes naturais, o turbidímetro portátil é a melhor opção! Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens deste equipamento de medição e mostrar como esta solução pode facilitar os processos de análise.

O que é um Turbidímetro Portátil?

O turbidímetro portátil tem como vantagem a versatilidade, pois leva a exatidão dos resultados em medições que podem ser realizadas em campo.

O turbidímetro é bastante utilizado em indústrias químicas, alimentícias, farmacêuticas e laboratórios, mas também pode ser utilizado em rios, tratamento de águas, sistemas de aquecimento, processo de industrialização de alimentos e etc.

Qual a Função do Medidor de Turbidez ou Turbidímetro Portátil?

A alteração à penetração da luz na água decorre na suspensão, sendo expressa por meio de unidades de turbidez (também denominadas unidades de Jackson ou nefelométricas).

O equipamento denominado para a medição de turbidez é o turbidímetro, sendo que temos dois tipos de turbidímetro no mercado: o turbidímetro portátil e o turbidímetro de bancada.

Os turbidímetros portáteis são ideais para análises de água em campo e fornecem uma medição precisa da turbidez da água. A maioria dos modelos é compatível com os principais sistemas operacionais para computadores, o que torna a transferência de dados e o armazenamento de resultados muito simples.

Além disso, os turbidímetros portáteis podem ser facilmente levados para qualquer lugar, o que é útil quando há necessidade de realizar várias medições em locais diferentes.

Vantagens de usar um Medidor de Turdidez Portátil

O Medidor de Turbidez Portátil determina rapidamente o número de partículas suspensas na água. Este instrumento portátil fácil de usar mede com precisão a turbidez pela intensidade da luz refletida.

Os valores são proporcionais ao número de partículas suspensas na amostra. O Medidor de Turbidez Portátil atende às especificações da EPA para testar água potável e é útil para medir a clareza de soluções aquosas em geral.

Conclusão

O turbidímetro portátil é um instrumento que mede a quantidade de material particulado suspensa em um líquido. Essa medida é importante para monitorar a qualidade da água, detectar alterações no meio ambiente aquático e avaliar a eficiência de processos industriais.

Os turbidímetros portáteis são uma ótima solução para análise de água em campo. São leves e fáceis de transportar, o que os torna ideais para aplicações em que é necessário analisar amostras de água em diversos locais. Além disso, os turbidímetros portáteis oferecem uma alta precisão e repetibilidade, garantindo resultados confiáveis.

Solicite seu orçamento em turbidímetros portáteis, e se necessitar de poio técnico entre em contato com nossa equipe.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.