Compartilhe esse conteúdo:

O Titulador para laboratório tem a função de realizar procedimentos de titulação de acordo com as necessidades do método e usuário em questão. Os tipos oferecidos no mercado são conhecidos como Titulador Automático, Titulador Karl Fischer e o Mini Titulador. Tituladores também são empregados em análises para se conhecer a quantidade de uma substância existente em determinada amostra. Estes tipos de análises são conhecidas como titulações ácido base.

Para não restar dúvidas, explicaremos abaixo o que é, e como esta análise é realizada.

>> O que é titulação?

A titulação consiste em uma técnica muito utilizada em química analítica quantitativa. Por meio de um controle na medição de volumes é possível obter a concentração de uma solução utilizando outra solução na qual possui concentração conhecida (denominada solução padrão). Quando esta técnica é realizada em Tituladores, agilidade e exatidão estão sempre presentes.

>> Como fazer titulação?

O procedimento é realizado em um dos equipamentos para laboratórios indicados para este tipo de análise, que neste caso são os tituladores. Nos Tituladores automáticos, o titulante é injetado aos poucos pela bureta na amostra em processo, localizada no compartimento destinado para este fim. Ao atingir seu ponto de equilíbrio e ponto final, o equipamento de laboratório fornece todos os valores em mg/L, ug/Lg, ppm, de acordo com a necessidade do usuário.

>> Tituladores

Ele promove titulações acido base, já que pode identificar o índice de alcalinidade e acidez de uma amostra, além de promover titulações potenciométricas e amperométricas. O Titulador Automático  pode ser conectado a um monitor, um teclado, uma impressora, e utilizar Eletrodos de pH ou redox.

O Titulador Karl Fischer realiza apenas a determinação de concentração de água na amostra. Pelo fato do mesmo trabalhar com o reagente Karl Fischer e também seu histórico ao longo da literatura, este aparelho para laboratório possui este nome. Neste modelo, o reagente e a amostra são acondicionados em frascos, assim como o descarte. O ideal é a utilização de frascos escuros, para impedir reações químicas por causa da presença de luz. No método Karl Fischer, o reagente será sempre o mesmo, porém o solvente para preparação da amostra irá variar de acordo com o material a ser analisado.

Tituladores Karl Fischer também são comercializados pela SPLABOR  O Titulador é preciso no sistema de entrega de titulante e oferece a vantagem de agitação magnética integrada ao aparelho para laboratório. O Titulador Karl Fischer  é extremamente adaptável e capaz de titular com precisão até amostras com baixo teor de umidade. Fornece os dados automaticamente após o final da titulação, sem a necessidade do usuário solicitar os resultados. Através do aplicativo para PC HI 900, literaturas podem ser atualizadas, armazenadas ou salvas.

Mini Tituladores realizam titulações especificas. Eles são indicados de acordo com o tipo de amostra. Podem ser empregados em titulações de vinho ou produtos derivados do leite, por exemplo.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.