Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Instrumento de Medição?

Um instrumento de medição é um dispositivo que é usado para medir ou quantificar qualquer quantidade física. Na ciência geral, vários instrumentos são usados ​​convencionalmente para medir identidades físicas como peso, comprimento, tempo, clima, temperatura, volume e muito mais. É simples, assim como o relógio é usado para medir o tempo, vários outros instrumentos de medição como balanças, réguas, termômetros, amperímetros e mais instrumentos são utilizados para fins de medição em nossa vida cotidiana.

Para que servem esses Instrumentos?

Ao longo do dia-dia, você já deve ter se deparado com situações onde sofreu com os efeitos da umidade no ar. Se a mesma estiver sob níveis altos – uma sensação pegajosa permeia as roupas, envolve a pele, e muda também o estilo e aparência dos cabelos. Em contra partida, se o nível estiver baixo, o ar seco deixa a pele ressecada, proporciona coceira nos olhos, e uma sensação do corpo estar desidratado.

Enquanto não é possível controlar os níveis de umidade do ambiente externo, há a possibilidade de monitorar os níveis deste parâmetro em ambientes internos, para manter um equilíbrio que seja melhor para o corpo, as casas e locais de trabalho. Até mesmo museus, atualmente, precisam e se preocupam com níveis apropriados de umidade, para que possam preservar todo o seu acervo.

Um equipamento para laboratório muito útil nesta tarefa de monitoramento é o Termo-Higrômetro – dispositivo que possui um sensor de umidade e proporciona leituras em seu display, da temperatura e umidade simultaneamente. Tudo isso em pouco tempo – geralmente em menos de cinco segundos.

Onde são utilizados os Instrumentos de Medição?

Abaixo, encontram-se algumas aplicações em que um Termo-Higrômetro pode ser utilizado:

  • – Cervejarias e processos de fermentação;
  • – Pesquisa ambiental;
  • – Processo de armazenagem de alimentos;
  • – Incubadoras farmacêuticas;
  • – Revestimento de comprimidos farmacêuticos;
  • – Estufas de cultivo de plantas;

Com os argumentos acima explanados, muitos clientes gostariam de saber algumas vantagens ao utilizar um Termo-Higrômetro, e também importantes razões para monitorar os níveis de umidade. A resposta para estes questionamentos seguem abaixo:

Vantagens ao utilizar um termo-higrômetro:

  • – Baixo custo;
  • – Sensor com baixo tempo de resposta;
  • – Portabilidade do equipamento;

Razões para monitorar níveis de umidade:

– Umidade pode afetar condições laboratoriais: De acordo com o guia de boas práticas laboratoriais clinicas, a temperatura e umidade de um laboratório devem ser controladas, de maneira que os equipamentos e análises realizadas neste ambiente sejam mantidos dentro dos limites de tolerância indicados pelo fabricante.

– Umidade pode inibir ou estimular o crescimento de plantas: Estufas de plantio monitoram a umidade para combater doenças, evitar o superaquecimento e prevenir deficiências nutricionais.

– Umidade pode deteriorar obras de arte e também artefatos: Como já mencionado, os museus adotam essa prática com o intuito de prevenir danos às suas peças valiosas.

– Umidade pode envelhecer vinhos em adegas: se a rolha, que veda a garrafa, secar, o vinho contido dentro da mesma pode envelhecer.

A SPLABOR trabalha com uma ótima linha de termo-higrômetros  e diversos outros modelos de instrumentos de medição que irão lhe ajudar no controle de qualidade de sua produção e análises:

Precisa de Instrumentos de Medição? Entre em contato conosco.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.