Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Agitador Magnético? O que torna esse equipamento tão especial?

Um agitador magnético é um equipamento de laboratório usado para misturar líquidos de forma homogênea usando um campo magnético rotativo. Ele consiste em uma placa aquecida ou não aquecida, geralmente feita de material resistente a produtos químicos, com um ímã embutido abaixo dela.

Um recipiente contendo o líquido a ser agitado é colocado sobre a placa, e um pequeno ímã ou barra magnética é colocado dentro do recipiente. Quando a placa é ligada, um campo magnético rotativo é gerado abaixo dela, fazendo com que o ímã dentro do recipiente gire e, assim, agite o líquido.

Um agitador magnético como próprio nome diz tem a função de agitar substâncias líquidas no laboratório, no funcionamento se utiliza uma barra magnética para laboratório ou peixinho para laboratório dentro da solução. A barra magnética cria um campo de agitação entre a placa do agitador magnético e a solução.

O que torna o Agitador Magnético tão especial?

A principal característica que torna o agitador magnético especial é sua capacidade de proporcionar uma agitação suave e controlada dos líquidos sem a necessidade de uma agitação mecânica direta, como o uso de uma haste de agitação. Isso é particularmente importante em experimentos de laboratório nos quais a agitação precisa ser precisa e uniforme, sem a introdução de impurezas ou contaminação cruzada.

 

Algumas das vantagens de usar um agitador magnético incluem:

  1. Agitação controlada: Você pode ajustar a velocidade de rotação do campo magnético para controlar a agitação, permitindo uma mistura precisa de diferentes líquidos ou reações químicas sensíveis.
  2. Minimização de contaminação: Como não há necessidade de uma haste de agitação mecânica que entre em contato direto com o líquido, o risco de contaminação cruzada é reduzido.
  3. Aquecimento opcional: Muitos agitadores magnéticos vêm com uma placa aquecida, o que permite a agitação e o aquecimento simultâneos dos líquidos, tornando-os ideais para reações químicas que exigem temperatura controlada.
  4. Versatilidade: Os agitadores magnéticos são usados em uma ampla gama de aplicações em laboratórios, incluindo química, biologia, farmacologia e outras disciplinas científicas.

Como comprar um Agitador para o laboratório?

Abaixo  alguns fatores gerais de decisão ao escolher um agitador magnético.

  1. Capacidade
  2. Características de segurança
  3. Viscosidade da amostra
  4. Faixa de temperatura
  5. Precisão

Dúvidas sobre agitador magnético? Consulte nossa equipe.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.