Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Medidor de pH?

Um medidor de pH é um equipamento  usado para medir a acidez ou alcalinidade de uma solução – também conhecido como pH.

O que mede?

O valor de pH de uma substância está diretamente relacionado à razão entre as concentrações do íon hidrogênio [H+] e do íon hidroxila [OH-].

A informação quantitativa fornecida pelo medidor de pH expressa o grau de atividade de um ácido ou base em termos de atividade do íon hidrogênio.

Como medir ?

Uma indicação aproximada do pH pode ser obtida usando papéis ou indicadores de pH, que mudam de cor conforme o nível de pH varia.

Esses indicadores têm limitações em sua precisão e podem ser difíceis de interpretar corretamente em amostras coloridas ou escuras.

 Quais os tipos de Medidores de pH da Água ?

A Importância do Medidor de pH

Um phmetro ou medidor de ph é uma das ferramentas mais essenciais normalmente usadas para medições de água. Este tipo de sensor é capaz de medir a quantidade de alcalinidade e acidez em água e outras soluções.

Como são fabricados?

Na maioria dos casos, a escala padrão de um medidor de pH é representada por um valor que pode variar de 0 a 14. Quando uma substância tem um valor de pH de sete, isso é considerado neutro .

Substâncias com um valor de pH acima de sete representam maiores quantidades de alcalinidade , enquanto substâncias com um valor de pH inferior a sete são consideradas mais ácidas.

Onde são utilizados ?

Porém um medidor de ph digital  pode ser utilizado para diversas aplicações.  Ao longo dos anos houve uma grande melhoria na tecnologia dos medidores de ph .

Quais os tipos mais comuns de Medidores de pH?

Hoje em dia temos medidores de ph para solo, medidor de ph para cerveja, medidor de ph para carnes. O que muda basicamente são os eletrodos apropriados para cada tipo de aplicação.

Como costumam ser subdividos os medidores de ph digital?

  1. Bancada
  2.  Bolso
  3. Portátil

O que diferencia os modelos de phmetros são o tipo de uso.

Os phmetros ou medidores de pH se diferenciam pelo tipo de eletrodo e pelo tipo de conformação da caixa do aparelho medidor de pH, um modelo menor é considerado de bolso, um modelo intermediário portátil e um modelo mais robusto de bancada.

Como comprar um Medidor de pH?

No momento da compra de um Medidor de ph , há a necessidade em adquirir também um eletrodo de pH    ( geralmente acompanha) e no mínimo duas soluções tampão de pH (buffers) – uma com valor de pH 7 e outra com pH 4 ou 10.

Conclusão sobre Medidor de pH

Quando usados ​​corretamente, os medidores de pH são capazes de garantir a segurança e a qualidade de um produto e dos processos que ocorrem em um efluente ou fábrica .

Dúvidas sobre medidores de pH? Consulte nossa equipe técnica.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.