Compartilhe esse conteúdo:

A granulometria tem grande influência na indústria alimentícia. Na produção de salgadinhos de milhos por exemplo o milho utilizado deve ser um milho limpo, entretanto alguns fabricantes para baratear custos vem utilizando fubá em substituição ao grifts de milho. A partir das análises granulométricas determinou-se que não houve influência sobre a aceitação do produto e ser viável a substituição do grifts pelo fubá.

As peneiras granulométricas ou tamis possuem diferentes aberturas padronizadas internacionalmente , o número de abertura por polegada é chamado de mesh, quanto maior o mesh, maior o número de aberturas e mais fino deverá ser o grão ao passar por ela.

As matérias-primas para produção dos snacks foram caracterizadas quanto à sua granulometria, segundo metodologia descrita pela Abimilho (2003), em duplicata. Uma fração de 100 gramas de cada amostra foi depositada em um sistema de peneiras granulométricas  ou tamis sobrepostas (30,40, 50 e 60 mesh – ABNT, respectivamente  peneira granulométrica 0,6; peneira granulométrica 0,425;peneira granulométrica 0,3; peneira granulométrica  0,25 mm) e submetidas à um agitador de peneiras  até obtenção de uma massa constante do material retido em cada peneira.

Conclusão:
A utilização do fubá em substituição ao grits de milho na produção de extrusados se mostrou eficaz, uma vez que, mesmo gerando alterações físicas nos produtos finais, estas não interferiram na aceitação pelo consumidor, sendo uma alternativa para redução de custos para produtores de snacks extrusados de milho.

Assim como na indústria alimentícia, a indústria de ração também utiliza a técnica de granulometria, sendo um mercado altamente competitivo a redução de custos não pode comprometer o produto final. São necessários constantes testes no processo produtivo e a análise granulométrica utilizando a tamis ou peneiras granulométricas é imprescindível.A moagem e mistura são importantes na indústria de rações e a redução do tamanho das partículas melhora o desempenho do produto final. A granulometria realizada pela peneira granulométrica promove o controle de qualidade de uma boa mistura da ração parte do princípio que o tamanho das partículas dos alimentos tenham uma distribuição normal com pouca variabilidade para se obter uma boa mistura. Por isso, a granulometria dos ingredientes é um fator importante a ser considerado previamente à mistura.

Dúvidas sobre peneira granulométrica? Consulte nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

 

 

 

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/bjft/v17n1/a05v17n1.pdf
http://www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_arquivos/palestras_t8l15r4z.pdf