Compartilhe esse conteúdo:

 

 

                                                           Agitador de Peneiras para análise granulométrica.

 

O Ensaio de Granulometria é composto pela a caracterização do tamanho dos agregados, geralmente expressos em percentual retido acumulado. A composição granulométrica vai interferir diretamente nas propriedades dos concretos e argamassas. É determinada por peneiramento, utilizando-se peneiras com malhas quadradas. A classificação granulométrica pode ser realizada para inúmeros ensaios. Atualmente nas usinas siderúrgicas é necessário a utilização de minérios de ferro ultrafinos.
Cada vez mais se tem a necessidade de realizar ensaios granulométricos em vários segmentos. Para o estudo do solo e suas propriedades das partículas individuais, a sua distribuição de tamanhos, e seu arranjo nos solos é que determinam o volume total do espaço poroso, e também o tamanho de poros, impactando desse modo nas relações de água e ar. O tamanho das partículas, a quantidade de água, ajudam a determinar a estabilidade do solo em resposta a força de carga.

Agitador eletro-magnético de peneiras

 

 

 

As dimensões das partículas de um solo variam bastante -desde partículas coloidais, extremamente finas, até pedregulhos com vários centímetros.

A utilização de tamis ou peneira granulométrica é essencial para os estudos do solo. A mesa vibratória para peneiras ou agitador eletromagnético de peneiras  facilita o processo de análise granulométrica.

 

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.