Compartilhe esse conteúdo:

Dúvidas sobre Evaporadores Rotativos ou Rotaevaporadores?

A evaporação rotativa é o processo de redução do volume de um solvente, distribuindo-o como um filme fino pelo interior de um recipiente a temperatura elevada e pressão reduzida. Isso promove a rápida remoção do excesso de solvente de amostras menos voláteis.

O equipamento de laboratório que realiza essa função é um rotaevaporador ou evaporador rotativo. Hoje vamos falar sobre como funciona um rotaevoporador.

O que é um Rotaevaporador?

Evaporadores rotativos (também chamados de “rotaevaporador“) são usados ​​para remover solventes de misturas de reação e podem acomodar volumes de até 3 litros.

Rotaevaporadores são encontrados em quase todos os laboratórios orgânicos, pois permitem realizar essa tarefa com muita rapidez.

Um evaporador rotativo ou rotaevaporador  típico tem um banho de água que pode ser aquecido em um recipiente de metal ou em um prato de cristalização. Isso evita que o solvente congele durante o processo de evaporação.

O solvente é removido sob vácuo, é retido por um condensador e é coletado para fácil reutilização ou descarte.

A maioria dos laboratórios usa um aspirador de água simples em seus rotaevaporadores, portanto, um rotaevaporador não pode ser usado para materiais sensíveis ao ar e à água, a menos que sejam tomadas precauções especiais, ou seja, armadilhas adicionais são usadas.

 Como funciona um evaporador rotativo?

A maioria dos evaporadores rotativos ou rotaevaporadores tem quatro componentes principais: banho de calor, rotor, condensador e coletor de solvente.

Além disso, um aspirador ou bomba de vácuo precisa ser anexado ao rotaevaporador, bem como uma armadilha de colisão e um frasco de fundo redondo contendo a amostra a ser concentrada.

Dicas de Como Usar um Evaporador Rotativo ou Rotaevaporador?

  • Deixe o banho do evaporador rotativo  ou rotaevaporador de calor esquentar e o condensador esfriar. A situação inversa geralmente produz resultados abaixo do ideal.
  • Ative o rotor do rotaevaporador ou  evaporador rotativo. Ele deve girar rápido o suficiente para criar um revestimento uniforme na superfície interna do frasco.
  • Ative a bomba de vácuo. Feche a torneira do condensador  do rotaevaporador até o ponto em que você não possa mais ouvi-lo assobiando, mas que haja um “pop” audível se você tampar e soltá-lo com o polegar.
  • Deixe a amostra girar sob vácuo por aproximadamente um minuto. Muito provavelmente, em breve começará a ferver. Ferver não é o mesmo que bater. Enquanto as bolhas não atingirem o gargalo do frasco, pode-se deixar ferver.
  • Se as bolhas parecerem estar em perigo de atingir o gargalo, repressurize o rotaevaporador sistema abrindo totalmente a torneira para cessar a ebulição.
  • Repita até que a ebulição tenha cessado e o solvente esteja fluindo constantemente do condensador; só então você fecha totalmente a torneira. Quando a condensação começa a se formar na superfície externa do frasco
  • Continue a monitorar a situação por mais um minuto ou dois. Se houver perigo de choque, abra a torneira. Mais uma vez, repita até que a ebulição cesse e o solvente esteja fluindo constantemente do condensador. Neste ponto, é seguro deixar o evaporador rotativo ou rotaevaporador sem monitorar.

Como parar um Evaporador Rotativo

  1. Retire o frasco do banho de calor do rotaevaporador.
  2. Abra a torneira.
  3. Pare o rotor do rotaevaporador.
  4. Desligue o aspirador/aspirador.
  5. Desconecte o frasco do rotaevaporador.

A omissão de qualquer uma dessas etapas pode resultar em um resultado indesejado no rotaevaporador

Considerações Finais sobre Rotaevaporador

Para um procedimento tão essencial e indispensável para os laboratórios, nada melhor que um equipamento de laboratório capaz de controlar a temperatura do banho, programar a duração do processo com volumes controlados, procure um rotoevaporador digital.

Procure por rotaevaporadores eficientes. Antes de comprar seu rotaevaporador verifique fatores como: capacidade, tamanho que vai ocupar na bancada, consumo de energia, bomba de vácuo.

Os modelos empregados para o desenvolvimento deste ebook foram os Rotoevaporadores

Para baixar o e-book   Evaporador Rotativo clique aqui.

A SPLABOR disponibilizou nesta terça-feira seu novo e-book, desenvolvido para explicar o processo do fenômeno da destilação realizado pelo equipamento de laboratório denominado Evaporador Rotativo.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso