Compartilhe esse conteúdo:

Precisa escolher um Moinho para o Laboratório?

Existem diversos Tipos de Moinho que são comumente utilizados em laboratórios. Moinhos de laboratório, usados ​​principalmente para preparação de amostras antes da análise, usam redução de tamanho de partícula (cominuição) para moer ou homogeneizar materiais úmidos, secos, duros, macios, elásticos, quebradiços e fibrosos.

Qual a função do Moinho de Laboratório?

Moinhos e trituradores são usados ​​em laboratórios em áreas científicas muito variadas, incluindo química, produtos farmacêuticos, análise de alimentos, testes de materiais e ciências biológicas.

Sua funcionalidade básica é a mesma para todos: o Moinho para laboratório é muito eficaz para análises que necessitam de um processo de moedura de elementos e que essa moedura seja feita de maneira uniforme, ou seja, padronizada em um único tamanho, o que possibilita uma distribuição homogênea e estável em uma etapa de aplicação.

Como o Moinho Realiza a Moagem?

A moagem desse equipamento pode ser feita de duas formas: moagem de impacto (faz a moedura de materiais duros, quebradiços ou não elásticos através de uma lâmina de impacto em aço inoxidável) ou moagem de corte (a moedura é feita para pulverização de materiais macios e fibrosos, através de uma lâmina de corte em aço inoxidável também).

Como Escolher o Moinho de Laboratório Corretamente?

Então, o que diferencia um equipamento de outro? Qual o tipo de lâmina deve ser usado? Nesse post falaremos um pouco sobre isso.

Grande dúvida da maioria dos clientes é como escolher o Moinho de Laboratório apropriado para a sua aplicação, nesse post sobre Moinhos para Laboratório vamos falar um pouco dos tipos de Moinho.

Antes de escolher qual o equipamento ideal é necessário que se façam três perguntas básicas:

1- Qual será o produto / material a ser analisado?

Essa pergunta é importante, pois, através de sua resposta, você vai escolher o tipo de lâmina para fazer a moedura desse material.

É necessário definir se o material é quebradiço (onde o ideal será o uso da lâmina de impacto em aço inoxidável) ou se ele é fibroso (nesse caso, o indicado será o uso da lâmina de corte).

Além disso, é importante saber também qual a possibilidade da amostra ser alterada com o calor gerado pelo atrito na hora da moagem, pois, caso haja essa possibilidade, é necessário adquirir um equipamento que possua entrada e saída de fluído para refrigeração. Veja alguns modelos nesse link (basta clicar) Moinho Universal.

2 – Qual o volume?

Dependendo do volume da amostra você vai escolher qual o equipamento que suporta determinada medida.

3- Qual a Dureza?

A dureza do produto/material a ser analisado corresponde a quão sólido ele pode ser e influencia diretamente na capacidade do equipamento em suportar essa dureza. De acordo com o valor da dureza (Ohm) de cada amostra, há uma lâmina correspondente.

O que considerar ao escolher um moinho de laboratório?

Ao comprar um moinho, potência, velocidade e capacidade de limpeza são parâmetros úteis; no entanto, também é importante ter em mente a taxa de transferência, reprodutibilidade e rendimento do instrumento, bem como a opção de um sistema de resfriamento, se necessário.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.