Compartilhe esse conteúdo:

Um moinho de laboratório é um equipamento indispensável na tarefa de analisar amostras, uma vez que a trituração e homogeneização de um elemento são necessárias para seu correto exame físico e químico.

É assim que o moinho correto para cada tipo de material será a chave para a obtenção de resultados precisos e confiáveis. Ostipos mais comuns de moinhos são:

  • Moinho de bolas: Este moinho tritura e mistura materiais e seu uso não se limita apenas ao laboratório, mas é utilizado em todos os tipos de indústrias. Seu método de impacto e fricção permite moagem seca, úmida e criogênica em segundos. É ideal para a decomposição de células biológicas.
  • Moinho Cortador: É capaz de moer, de forma primária, elementos moles, semiduros, elásticos, tenazes e fibrosos, além de misturar amostras heterogêneas. Este moinho trabalha com a técnica de corte e cisalhamento.
  • Moinho de Facas: Equipamento ideal para moer e homogeneizar alimentos e pellets. Suas lâminas intercambiáveis ​​o tornam altamente compatível para esmagar elementos fibrosos, secos, moles e semiduros, além de homogeneizar aqueles com alto teor de água e gordura.

Seja na indústria farmacêutica, alimentícia, química, mineração ou até mesmo por pesquisadores e universidades, a função do moinho para laboratório  é reduzir o tamanho de partículas sólidas.  Em um produto sólido, quanto menor a granulometria, maior a velocidade da reação química. O Moinho de Bolas é recomendado para amostras com alto grau de dureza: vidros, mineração, pedras, calcário, sementes e produtos providos de baixo teor de gordura

Atualmente a empresa do segmento de mineração, utiliza o equipamento para determinação de silício metálico na produção de fluxo sintético e briquetes. “Antes, realizávamos este trabalho com socagem de pilão. Depois que recebemos a apresentação dos moinhos de laboratório em nossa empresa, fizemos alguns testes e começamos a usar para a pulverização. Hoje, ele nos atende muito bem. O desempenho do produto foi satisfatório”, afirma Moreles.

Para saber outras características e tipos de moinhos acesse agora o site da SPLABOR.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.