Compartilhe esse conteúdo:

Ernest Ruska e seus pesquisadores apresentaram seu primeiro microscópio eletrônico em 1931. Esse aparelho apresentou tamanha inovação que o físico recebeu o Prêmio Nobel de física. Mas o que vem a ser o microscópio eletrônico e o que diferencia do microscópio ótico?
O microscópio é um tipo de equipamento de laboratório que permite visualizar as estruturas que não conseguimos ver a olho nu, no microscópio eletrônico o limite de resolução é muito maior que no microscópio óptico. Essa diferença se deve ao comprimento de onda da luz ou da energia.
O microscópio eletrônico é utilizado na área médica, mas também na engenharia, química, física e eletrônica.
Existem duas técnicas de microscopia eletrônica: de transmissão e de varredura.
A diferença entre ambos é que o de transmissão serve para estudar as estruturas finas, e o de varredura analisam o corpo das células e das moléculas. Equipe do IPT utilizou o microscópio eletrônico de varredura para a caracterização de nanopartículas.  Um dos pesquisadores do IPT citou: “Tivemos dificuldades em um primeiro momento para medir o tamanho das partículas por técnicas indiretas de espalhamento de luz ou difração a laser; o Microscópio Eletrônico de Varredura foi fundamental para confirmar a produção de partículas pelo nanospray dryer em escala nanométrica”
No microscópio eletrônico não existem as lâminas para microscopia, os microscópios eletrônicos usam lentes eletro magnéticas. A maior vantagem da microscopia eletrônica é aumentos maiores sem perca de resolução.

 

Partindo do princípio que o microscópio óptico deve ser escolhido conforme a aplicação e o tipo de experiência que se pretende obter,  o microscópio binocular tem maior utilização nas escolas, universidades e laboratórios de pequeno porte.

 

Dicas de como utilizar corretamente um microscópio óptico?

*primeiramente leia o manual de instruções;
*sempre mantenha o microscópio livre de poeira;
*limpe frequentemente as ocular e com papel absorvente macio;
*transporte e manuseio adequado são fundamentais;
*a superfície do microscópio deve ser limpa com um pano macio levemente umedecido;
*não utilizar óleo de imersão em quantidades abusivas;

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])