Compartilhe esse conteúdo:

A Importância do Microscópio?

Pesquisadores  identificaram alterações evolutivas nas asas de mosquitos que podem ser causadas por modificações introduzidas pelo homem no meio ambiente.

A análise da morfometria das asas é um método de baixo custo para estudar a dinâmica populacional de mosquitos. Basta capturar os insetos na natureza, montá-los em lâminas para microscópio e analisar as veias das asas com um microscópio

“Conhecer a distinção morfológica entre as diversas populações de Anopheles cruzii e de Aedes aegyptié um modo eficiente e rápido para os agentes de saúde, por exemplo, reconhecerem se uma variedade de mosquito desenvolve maior ou menor resistência a um determinado inseticida, e agirem de acordo”, disse.  Determinada pesquisa somente foi possível graças ao uso do microscópio.

Através do microscópio  são desenvolvidos estudos importantes sobre a morfologia.

Como usar um Microscópio?

  • Ligar a fonte do microscópio;
  • Colocar a lâmina para microscópio com a preparação sobre a platina;
  •  Girar com cuidado o parafuso de focalização de forma a aproximar a objetiva de 4x o mais perto possível da preparação. (Atenção: Não forçar o parafuso);
  • Olhar pela ocular, girar vagarosamente o parafuso de focalização no sentido inverso até obter uma imagem nítida da preparação;
  • Girar o tambor posicionando a objetiva de 10x sobre a preparação e focalizar o material girando;
  • MUITO lentamente o parafuso de focalização, pois o material deverá estar quase em foco. (Atenção para não aproximar demais a objetiva da lâmina)  Para uma ampliação maior (objetiva de 40x), girar o canhão e posicionar a objetiva de 40x sobre a preparação;
  • Girar o parafuso de focalização (MUITO DEVAGAR) até que o material esteja em foco. (Atenção para não forçar a objetiva sobre a lâmina do microscópio , que pode quebrar);

Como comprar um Microscópio

Ao considerar  comprar um microscópio biológico, você também precisará decidir se deseja um microscópio monocular, microscópio binocular ou microscópio trinocular. Ou seja, um microscópio com uma, duas oculares ou um com duas oculares e uma terceira porta trinocular.

Existem quatro análises ​​básicas nesta decisão:

  1. Ampliação : Os microscópios monoculares funcionam de forma eficiente para uma ampliação total de até 1000X. Para níveis de ampliação mais elevados, é necessário um microscópio binocular.
  2. Conforto : A maioria das pessoas acha os microscópios binoculares mais ergonômicos e fáceis de usar do que os monoculares. As crianças pequenas, por outro lado, acham o monocular mais fácil de usar.
  3. Preço : Embora as faixas de preço se sobreponham, normalmente um microscópio monocular é o tipo de microscópio menos caro, sendo o microscópio trinocular o mais caro.
  4. Aplicação : A maioria dos microscópios monoculares não inclui uma platina mecânica, o que é útil para aplicações mais sofisticadas. A maioria dos microscópios binoculares inclui um estágio mecânico. Um microscópio trinocular é normalmente usado quando uma terceira porta (trinocular) é necessária para microfotografia.

Dúvidas sobre microscópio binoculares? Solicite aqui apoio da nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte:https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/urbanizacao-altera-forma-das-asas-de-mosquitos/

http://www.genoma.ib.usp.br/sites/default/files/protocolos-de-aulas-praticas/genoma_protocolo_microscopia_mar20111.pdf