Compartilhe esse conteúdo:

O microscópio é uma das invenções mais importantes da biologia, ele revolucionou as pesquisas. A função do microscópio é fornecer imagens ampliadas de objetos difíceis de ver a olho nú.


Desde a sua primeira configuração, o microscópio passou por diversos aprimoramentos, de modo que hoje existe uma infinidade de modelos de microscópios e para diversas aplicações em diferentes áreas de atuação. Para que se possa obter o melhor desempenho do microscópio a limpeza e a manutenção deve ser rotineira.

 

O microscópio óptico foi produzido por volta de 1950 na Holanda, e depois foi aperfeiçoado e hoje temos os microscópios eletrônicos.
O microscópio óptico tem como principio a utilização da refração da luz, a diferença entre o microscópio óptico e o microscópio eletrônico é que no modelo eletrônico não é utilizado luz, são utilizados feixes de elétrons.

O microscópio óptico é até hoje o mais utilizado, são compostos por lentes ( Oculares e Objetivas)
As lentes oculares normalmente possuem aumento de 10x, e as objetivas possuem aumento de 4x,10x,40x,100x.
Para cálculo do aumento total devemos multiplicar a potência das oculares pelas objetivas.

As objetivas são as lentes mais importantes do microscópio e geralmente se encontram em número de quatro. As objetivas de 4x  e 10x são de pequeno aumento; a de 40x é a de grande aumento a seco e a de 100x é conhecida como de imersão. Esta objetiva é a de maior aumento, usada com o óleo de imersão colocado entre a lâmina de vidro para microscopia e a objetiva.

Qual a diferença entre objetiva acromática e planacromática?

As objetivas que se diferenciam pela qualidade da imagem, correção das distorções da imagem (aberração)

Acromáticas  são as mais simples ,corrigem as aberrações no comprimento de onda do vermelho e do azul.

Planacromáticas são corrigidas quanto à curvatura de campo, isto é, impedem a imagem curva de objetos planos.

Como funcionam as Câmeras para Microscópio?
R: A câmera para microscópio combina alta resolução, imagens em tempo real, nitidez e trabalham com captura de imagem e vídeos de amostras captadas no microscópio.
O Software permite compartilhamento de imagens entre vários computadores, desde que estejam conectados a mesma rede.

 

Um microscópio para estudantes de ensino médio pode ser um microscópio biológico binocular, ideal também para uso em escolas, universidades, uso veterinário.

 

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.