Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Microscópio Binocular? Quais as Vantagens desse modelo e como comprar:

 

Queridos leitores assíduos do nosso blog, conforme já explicamos aqui nosso objetivo com esse blog é fornecer orientações técnicas sobre equipamentos de laboratório e materiais de laboratório em geral.

Um microscópio binocular é um tipo de microscópio óptico projetado para permitir uma pessoa observe uma amostra microscopicamente ao mesmo tempo, através de um sistema de visualização binocular. Ele é chamado de “binocular” porque possui dois tubos oculares, um para cada olho do observador, permitindo uma visualização estereoscópica da amostra. Isso significa que os observadores veem uma imagem tridimensional da amostra, o que é especialmente útil em aplicações onde a profundidade e a estrutura tridimensional são importantes, como em biologia, geologia e metalurgia.

 

 

 

 

Função do Microscópio Binocular?

O microscópio é um equipamento para laboratório mais comum, o microscópio binocular é o modelo mais conhecido,  possui um sistema óptico utilizado na obtenção de imagens ampliadas de objetos de dimensões extremamente pequenas.

Pode ser encontrado em praticamente todo ambiente de análises e pesquisas, seja nas empresas, universidades, institutos de pesquisa e até mesmo em escolas.

Devido ao fato de ser um equipamento composto por diversas partes delicadas e sensíveis, é necessário alguns cuidados básicos por parte do usuário final.

Como comprar um Microscópio Binocular?

  1. Determine a finalidade: Decida para que você vai usar o microscópio binocular, pois diferentes aplicações podem exigir características específicas.

  2. Estabeleça um orçamento: Defina o quanto você está disposto a gastar, pois os preços dos microscópios variam amplamente.
  3. Faça pesquisa: Pesquise online e em lojas físicas para encontrar modelos que atendam às suas necessidades e estejam dentro do seu orçamento.
  4. Escolha o tipo de microscópio: Existem vários tipos, como microscópios ópticos, microscópios eletrônicos, microscópios estereoscópicos, etc. Escolha o tipo que se adequa ao seu propósito.
  5. Avalie as especificações: Verifique as características técnicas, como ampliação, iluminação, qualidade das lentes e recursos adicionais, para garantir que elas se adequem às suas necessidades.
  6. Leia avaliações e recomendações: Procure por avaliações de usuários e recomendações de especialistas para obter informações adicionais sobre a qualidade e desempenho do microscópio que você está considerando.
  7. Escolha um fornecedor confiável: Compre de uma loja ou fornecedor confiável, que ofereça garantia e bom suporte ao cliente.

 

Tipos de Microscópio

Existem diferentes tipos de microscópios e cada um deles tem diferentes finalidades de uso.

Alguns microscópios  são adequados para aplicações biológicas, enquanto outros são usados ​​em instituições de ensino. Existem também tipos de microscópios que encontram aplicação na metalurgia e no estudo de amostras tridimensionais.

Neste artigo, existem 5 desses tipos de microscópio. Estes cinco tipos de microscópios são:

  • Microscópio monocular
  • Microscópio binocular
  • Microscópio eletrônico
  • Estereomicroscópio ou Lupa estereoscópica
  • Microscópio de varredura

Microscópio Monocular ou Microscópio Binocular

A maior dúvida entre os clientes iniciantes é sobre: é melhor ter um microscópio binocular ou microscópio monocular .

Não existe uma resposta única para esta pergunta. A resposta depende parcialmente da sua situação , ou seja, de como você usará e do seu orçamento para a compra do microscópio.

Se for usar o microscópio todos os dias por horas seguidas, você precisará e nos indicamos um microscópio binocular  (duas oculares). Não há nenhuma dúvida  sobre isso.

A visualização binocular é muito mais confortável porque você não precisa treinar seu cérebro para ignorar as informações de um olho. Você notará que quase todo microscópio profissional no mercado é um microscópio binocular. Aqueles que usam esses microscópios precisam do conforto associado a duas oculares.

Dito isso, se a sua intenção principal com este microscópio óptico  é para ser usado por uma criança, você pode realmente achar que um microscópio monocular (uma ocular) é mais apropriado para ela.

Às vezes, as crianças podem ter dificuldade com o ajuste inter pupilar. Assim como um par de binóculos, um microscópio binocular é ajustável para permitir pessoas de diferentes tamanhos.

A distância da ocular é ajustada até que uma única imagem seja vista.  Porém 90% das pessoas preferem um microscópio binocular por ser um modelo mais atual.

 

 

 

 

Partes de um  Microscópio Binocular

Antes de compartilhar qualquer informação sobre manuseio e limpeza do Microscópio Binocular, vamos revisar as principais partes do microscópio – a nível geral – que compõem um microscópio.

 

  • Oculares: Sistemas de lentes (ressaltando que há modelos monocular, binocular e trinocular – ou seja, com uma, duas e três lentes respectivamente) que geralmente possuem poder de aumento de 10X e é por meio delas que é possível a observação da imagem ampliada do material analisado.
  • Tubo: Suporte das oculares. Também chamado de canhão.
  • Revólver: Estrutura giratória onde as objetivas estão anexadas. Recomenda-se que o usuário sempre manuseie o revólver ao trocar de objetiva – nunca forçar as objetivas.
  • Objetivas: Lentes que aumentam o poder de ampliação. Geralmente os microscópios possuem três ou quatro objetivas.
  • Platina: Também denominada mesa, é o local (suporte) onde a lâmina é posicionada. A platina pode ser levantada ou baixada para regular o foco, utilizando-se os parafusos macro e micrométrico.
  • Condensador: parte na qual possui o objetivo de concentrar os raios luminosos que incidem sobre a lâmina.
  • Fonte de Luz: Local onde a lâmpada é posicionada. Curiosidade: nos modelos de microscópios binoculares mais antigos, nesse local era posicionado um espelho para refletir a luz.
  • Liga/Desliga: Botão para ligar e desligar a lâmpada. De acordo com cada modelo e marca, essa parte pode estar localizada em diferentes pontos do equipamento.
  • Macrométrico: Parafuso que permite regular a altura da platina, através de movimentos amplos para um ajuste grosso.
  • Micrométrico: Parafuso que também permite regular a altura da platina, porém é um ajuste fino do foco.
  • Braço: Também chamado de coluna, é fixo na base do microscópio e serve de suporte para as demais partes.
  • Charriot: Sua função é permitir o movimento da lâmina sobre a platina. Não é possível visualizá-la na imagem acima pois geralmente localiza-se na lateral direita, porém abaixo encontra-se outra imagem com esse detalhe.
  • Diafragma: Regula a quantidade de luz que entra no condensador.

 

 

Como Limpar um Microscópio Binocular

  1. Se utilizar o óleo de imersão nas objetivas do microscópio óptico, limpe-as com panos especiais para lentes (papel de óptica ou papel filtro) passando suavemente somente em um sentido. Caso o óleo de imersão seque na objetiva, limpe-a com álcool-cetona (7:3) ou xilol. Não utilize solventes excessivamente, pois podem danificar as lentes.
  2. Mantenha a platina do microscópio binocular  sempre limpa e seca. Se houver resíduos de óleo de imersão, limpe com um pano umedecido com xilol.
  3. Limpe a superfície do microscópio óptico  com um pano umedecido em água. Não utilize álcool, acetona ou qualquer outra substância.
  4. Para limpar as oculares, remova-as com cuidado e cubra os orifícios onde se encaixam, para evitar exposição à poeira e/ou sujeiras no prisma durante o procedimento.
  5. Limpe as lentes com uma haste flexível com ponta de algodão umedecida em água destilada e, em seguida, seque com algodão – atente-se para não tocar nas lentes com os dedos. Utilize a pera de insuflação para retirar qualquer resquício de poeira ou algodão. Monte novamente a ocular, cuidadosamente.
  6. Não utilize quantidades excessivas de óleo de imersão sob as lentes do microscópio óptico. Geralmente uma gota é suficiente.
  7. Não toque as lentes com as mãos. Se estiverem sujas, limpe-as suavemente com um papel de óptica.
  8. Após término de uso do equipamento, cubra-o com uma capa específica para microscópio. Plásticos convencionais podem favorecer o crescimento de fungos nas lentes, devido ao calor excessivo.

Pesquisando preço Microscópio Binocular?

Comece observando microscópios binoculares  com armações robustas e bem construídas. Os melhores são feitos em metal  que minimizam as vibrações, minimizando as oscilações com as variações de temperatura.

Importante observar no microscópio também:

  • Lentes óticas de vidro
  • Engrenagens de foco de metal presas com parafusos de metal em estruturas de metal
  • Acabamento resistente a reagentes (o “trabalho de pintura”)
  • Rolamentos de esferas (não apenas graxa) em peças móveis vitais.

Embora alguns aspectos da construção sejam difíceis de discernir online ou em um catálogo, comparar os pesos reais (não o peso de envio) e as medidas também pode dar alguma indicação de tamanho e robustez do microscópio óptico.  Ao pesquisar preço de microscópio leve em conta os fatores acima.

 

A SPLABOR contém diversas opções de microscópios binoculares em seu portfólio.

Obs: Neste texto abordamos apenas a conformação “Microscópio Óptico Biológico”. Não foi abordado qualquer detalhe sobre “Microscópio Estereoscópio” ou qualquer outro tipo de microscopia.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.